Mundo

Autoridades comentam resgate de meninos presos em caverna na Tailândia

Os 12 garotos e seu treinador, que estavam presos na caverna desde o último dia 23, foram resgatados em uma operação que durou 72 horas

Autoridades comentaram o resgate dos meninos presos em caverna na Tailândia (Athit Perawongmetha/Reuters)

Autoridades comentaram o resgate dos meninos presos em caverna na Tailândia (Athit Perawongmetha/Reuters)

A

AFP

Publicado em 10 de julho de 2018 às 15h43.

Líderes mundiais, astros do futebol e um gênio da tecnologia se uniram às reações de alívio e alegria pelo incrível resgate dos adolescentes e de seu técnico de dentro de caverna na Tailândia.

A seguir, algumas dessas reações:

Presidente dos EUA

O presidente Donald Trump foi um dos primeiros a felicitar os SEALs da Marinha tailandesa, que lideraram o enorme esforço de resgate internacional no complexo de cavernas Tham Luang, na Tailândia.

"Em nome dos Estados Unidos, felicitações aos SEALs da Marinha tailandesa e a todos pelo bem-sucedido resgate de 12 garotos e seu técnico da perigosa caverna na Tailândia", tuitou Trump. "Que momento bonito - todos livres, ótimo trabalho!", acrescentou.

Premiê britânica

"Satisfeita de ver o bem-sucedido resgate dos que estavam presos em cavernas na Tailândia. O mundo estava assistindo e estará celebrando a coragem de todos os envolvidos", tuitou a premiê britânica, Theresa May.

Elon Musk

"Grande notícia que eles saíram em segurança. Congratulações a uma notável equipe de resgate!", afirmou o guru da tecnologia Elon Musk, que visitou até o local da caverna e ofereceu o uso do protótipo de um minissubmarino feito de partes de foguete.

No final, o submarino não foi necessário, mas Musk disse mais cedo que iria deixá-lo lá "caso possa ser útil no futuro".

Mineiros chilenos

Mario Sepúlveda, um dos 33 mineiros chilenos que ficaram 69 dias debaixo da terra em 2010, comemorou a notícia do resgate dos jovens tailandeses.

"Estou sentindo muita, muita emoção", declarou à AFP.

Há alguns dias, Sepúlveda manifestou sua vontade de viajar à Tailândia para cooperar com os esforços de resgate dos adolescentes.

FIFA

A Fifa expressou sua "grande alegria" com o resgate dos meninos e de seu técnico e também manifestou sua "profunda gratidão a todas as pessoas envolvidas na operação de resgate, que infelizmente custou a vida de um dos mergulhadores. Mandamos uma mensagem para sua família".

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, havia convidado os meninos para assistirem à final da Copa em uma carta divulgada em 6 de julho. Os médicos afirmaram, porém, que os meninos devem permanecer internados para observação e recuperação.

Manchester United

O Manchester United também convidou os "Javalis Selvagens", assim como todos os envolvidos no resgate, a irem à Inglaterra e visitar o clube.

"Nossos pensamentos e orações estão com os afetados. Adoraríamos receber a equipe de futebol Javalis Selvagens e seus socorristas em Old Trafford, na próxima temporada", tuitou o clube.

"Que notícia fantástica que todos os garotos tailandeses tenham saído da caverna em segurança! Gostaria de mandar camisetas para eles", tuitou o jogador inglês Kyle Walker.

Acompanhe tudo sobre:ChileCriançasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)FifaFutebol inglêsReino UnidoTailândiaTheresa May

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia