Mundo

Autoridade propõe abolir comitê executivo da Fifa

Autoridade que supervisiona os esforços de reforma na Fifa elaborou um plano radical para a entidade máxima do futebol


	Logo da FIFA, em Zurique
 (FABRICE COFFRINI/AFP)

Logo da FIFA, em Zurique (FABRICE COFFRINI/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2015 às 18h05.

Zurique - Uma autoridade que supervisiona os esforços de reforma na Fifa elaborou um plano radical para a entidade máxima do futebol, incluindo o fim do seu poderoso comitê executivo, de acordo com uma pessoa com conhecimento do plano.

Domenico Scala, presidente do independente comitê de auditoria e observância da Fifa, propõe a substituição do comitê executivo com uma estrutura dupla. Haveria um comitê de gestão, incluindo profissionais independentes encarregados de garantir o cotidiano da Fifa, e um conselho governativo desempenhando mais um papel de supervisão, disse a fonte.

O conselho governativo, que teria muito menos poder do que o comitê executivo, seria eleito pelo Congresso da Fifa, que consiste em representantes de suas 209 associações em todo o mundo.

A Fifa enfrenta uma pressão sem precedentes por reforma após o indiciamento, em maio, de nove dirigentes de futebol por autoridades dos Estados Unidos sob acusações relacionadas a suborno. Muitos deles participaram do comitê executivo ou tiveram outras posições na Fifa.

Mas as reformas propostas devem enfrentar enorme resistência por parte de muitos dentro da Fifa e das seis confederações regionais, que atualmente exercem muita influência porque nomeiam os membros do comitê executivo. A medida removeria a ligação direta entre as confederações continentais e a estrutura de poder da Fifa.

Um novo comitê de reforma, liderado pelo ex-diretor-geral do Comitê Olímpico Internacional François Carrard, pode ter uma visão diferente, e, embora Scala deva supervisionar os seus esforços, ele não está em condições de controlá-lo.

Além disso, o resultado da votação de 26 de fevereiro para eleger um novo presidente para substituir Joseph Blatter provavelmente vai ter um impacto sobre quaisquer propostas de mudança estrutural importante.

Scala, que é a pessoa encarregada por Blatter para a implementação de reformas, apresentou o plano ao comitê executivo na reunião em Zurique em 20 de julho, acrescentou a fonte.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosEsportesFifaFraudesFutebol

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita