Mundo

Autoridade eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro

Segundo o CNE, Maduro tem 6,4 milhões dos votos contra 5,3 milhões para González Urrutia,

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (AFP/AFP)

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 2 de agosto de 2024 às 15h47.

Última atualização em 2 de agosto de 2024 às 15h48.

Tudo sobreVenezuela
Saiba mais

A autoridade eleitoral da Venezuela confirmou, nesta sexta-feira, 2, a reeleição para um terceiro mandato do presidente Nicolás Maduro com 52% dos votos, à frente do opositor Edmundo González Urrutia (43%), que denuncia fraude e reivindica a vitória nas eleições de 28 de julho.

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, leu o boletim atualizado com 97% das atas de votação apuradas, o que dá a Maduro 6,4 milhões dos votos contra 5,3 milhões para González Urrutia, que os Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Peru reconhecem como o vencedor.

Segundo o funcionário foi registrada uma participação próxima dos 60% com 12,3 milhões dos 21,3 milhões eleitores aptos a votar.

Amoroso, de viés chavista, afirmou que "ataques maciços ao sistema informático de diferentes partes do mundo contra a infraestrutura tecnológica do poder eleitoral e as principais empresas de telecomunicações do Estado atrasaram a transmissão das atas e o processo de divulgação de resultados".

Na quinta-feira, o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) convocou os candidatos às eleições presidenciais, consideradas fraudulentas pela oposição, depois de aceitar um recurso de Maduro para que a mais alta corte certificasse o processo.

A oposição alega ter cópia de mais de 80% das atas e que Gonzalez Urrutia obteve 67% dos votos.

Em repúdio aos resultados que deram a Maduro um terceiro mandato de seis anos, surgiram protestos na segunda-feira que deixaram pelo menos 11 civis mortos, de acordo com organizações de direitos humanos, e centenas de pessoas presas.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás Maduro

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos