Mundo

Autoridade alemã alerta sobre imitadores de assassino norueguês

Anders Behring Breivik matou 77 pessoas em ataques à bomba e a tiros na Noruega no dia 22 de julho

Recente ataque em massa na Noruega pode facilmente servir como exemplo a outros militantes anti-muçulmanos, segundo autoridade (Getty Images)

Recente ataque em massa na Noruega pode facilmente servir como exemplo a outros militantes anti-muçulmanos, segundo autoridade (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2011 às 13h17.

Berlim - O recente ataque em massa na Noruega pode facilmente servir como exemplo a outros militantes anti-muçulmanos, alertou uma das principais autoridades de segurança da Alemanha em entrevista a uma revista neste domingo.

Anders Behring Breivik matou 77 pessoas em ataques à bomba e a tiros na Noruega no dia 22 de julho, e deixou instruções detalhadas na Internet sobre como ele havia planejado a matança sem atrair muita atenção policial.

"Isso pode servir como modelo para imitadores", afirmou Alexander Eisvogel, vice-presidente da agência alemã anti-terrorismo, a Agência Federal para a Proteção da Constituição, à revista Der Spiegel.

"Do ponto de vista de um terrorista, ele considerou meticulosa e cuidadosamente como evitar chamar a atenção de serviços de segurança. Isso...é uma grande preocupação para nós no momento", afirmou Eisvogel.

Separadamente, o líder do principal partido de oposição alemão, o social-democrata Sigmar Gabriel, exortou os serviços de segurança da Alemanha e os provedores de Internet a adotar medidas mais duras contra extremistas de direita na web.

"Se alguém dissesse nas ruas da Alemanha...que gostaria de perseguir outras pessoas ou mesmo cometer ataques, o público o denunciaria à polícia", afirmou Gabriel à rádio Deutschlandfunk.

"Na Internet, é incrivelmente diferente. Lá, insultos e mesmo chamados a matanças em massa são tratados como um excêntrico subproduto da liberdade."

Acompanhe tudo sobre:EuropaMassacresNoruegaPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"