Mundo

Autor do atentado de Istambul tinha vínculos com o EI

Suspeito de atentado suicida deixou cinco mortos e 30 feridos em Istambul neste sábado (19) era ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico, diz ministro


	Polícia inspeciona a área depois do atentado suicida em uma rua comercial e distrito turístico no centro de Istambul neste sábado, 19
 (REUTERS/Ismail Coskun/Ihlas News Agency)

Polícia inspeciona a área depois do atentado suicida em uma rua comercial e distrito turístico no centro de Istambul neste sábado, 19 (REUTERS/Ismail Coskun/Ihlas News Agency)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2016 às 10h01.

Istambul, 20 mar (EFE).- O autor do atentado suicida de Istambul, que no sábado deixou 5 mortos e 30 feridos, tinha vínculos com o grupo terrorista Estado Islâmico, confirmou neste domingo o ministro turco do Interior, Efkan Ala.

O ministro confirmou que o autor do atentado era Mehmet Öztürk, um jovem nascido em 1992 na cidade de Gaziantep, no sudeste da Turquia.

Öztürk mantinha vínculos com as redes jihadistas do Estado Islâmico (EI) na Turquia, afirmou o ministro, acrescentando que ainda estão investigando se tinha laços com outros grupos.

O autor não tinha antecedentes policiais e nem estava em busca e captura, esclareceu Efkan em um comparecimento perante os veículos de imprensa.

Até o momento, cinco pessoas foram detidas em relação com o atentado, acrescentou o ministro.

Horas antes, vários veículos de imprensa turcos tinham antecipado que exames de DNA permitiram estabelecer a identidade de Mehmet Öztürk, cujo pai vive em Gaziantep, descartando assim outra pista que vários meios de comunicação filtraram ontem.

Öztürk detonou os explosivos às 8h55 do sábado (5h55 em Brasília) na cêntrica rua Istiklal de Istambul, junto a um grupo de turistas israelenses.

Entre os cinco mortos estão, além do próprio autor, três israelenses e um cidadão iraniano, enquanto também entre os mais de 30 feridos há 11 israelenses.

O antecedente mais próximo é o atentado suicida cometido por um membro do Estado Islâmico em 12 de janeiro passado em Istambul, no qual morreram dez turistas alemães.

EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtaques terroristasEstado IslâmicoEuropaTerrorismoTurquia

Mais de Mundo

Israel se pronuncia sobre acordo de cessar-fogo com o Hezbollah

Presidente do Chile, Gabriel Boric é denunciado por assédio sexual; político nega: 'infundado'

Justiça de Hong Kong aprova direitos de casais do mesmo sexo a habitação e herança

Imigrantes buscam orientação à medida que posse de Trump se aproxima: 'Todos estão com medo'