Mundo

Autor de duplo atentado na Noruega fica em prisão preventiva em Oslo

O ultradireitista, que confessou ter matado 76 pessoas, foi acomodado numa cela de 7 metros quadrados, onde permanecerá por quatro das oito semanas de prisão preventiva

Também está previsto que Anders Breivik passe por uma análise psiquiátrica após seu advogado ter sugerido que ele está louco (Getty Images)

Também está previsto que Anders Breivik passe por uma análise psiquiátrica após seu advogado ter sugerido que ele está louco (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2011 às 18h36.

Oslo - O autor confesso do duplo atentado da Noruega, que tirou a vida de 76 pessoas, Anders Behring Breivik, foi preso em uma cela de 7 metros quadrados no centro penitenciário de Ila, em Sandvika, a oeste de Oslo, informou nesta quarta-feira o jornal "Verdens Gang" em sua edição digital.

O norueguês, de 32 anos, ultradireitista próximo a fundamentalistas cristãos e profundamente anti-islã, permanecerá nesta cadeia por quatro das oito semanas de prisão preventiva que teve decretada, praticamente isolado e vigiado 24 horas do dia para evitar que se suicide, acrescentou a publicação.

Segundo o diretor do centro penitenciário, Knut Bjarkeid, a cela de Breivik conta apenas com uma cama, um vaso sanitário, uma cadeira e uma mesa.

Durante este primeiro mês de detenção, o autor do duplo atentado não poderá se relacionar com nenhum outro preso e poderá se comunicar somente com seu advogado, Geir Lippestad, assim como com a Polícia.

Também está previsto que dois psiquiatras comecem a avaliar o estado mental de Breivik, algo que pode durar vários meses.

Segundo o advogado do autor do duplo atentado sugeriu nesta terça-feira, seu cliente "está louco" e vive em um mundo paralelo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaNoruegaJustiçaMassacresPrisões

Mais de Mundo

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC

EUA vai avaliar 'antiamericanismo' de imigrantes que buscam 'green card' e outros benefícios