Mundo

Austrália descarta base naval americana em seu território

Ministro australiano da Defesa informou que o país não terá base naval militar americana, como mencionou relatório do Departemento de Defesa dos EUA

Primeiro contingente de marines americanos destinados à Austrália chega à base de Darwin: país da Oceania descarta base naval americana em seu território (Christopher Dickson/AFP)

Primeiro contingente de marines americanos destinados à Austrália chega à base de Darwin: país da Oceania descarta base naval americana em seu território (Christopher Dickson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2012 às 11h02.

Sydney - O ministro australiano da Defesa informou que o país não terá uma base naval militar americana, como mencionou um relatório solicitado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, uma proposta que certamente incomodaria a China.

Segundo a imprensa australiana, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) com sede em Washington, elaborou um relatório sobre a questão, atendendo uma demanda do Departamento de Defesa, que foi apresentado ao Congresso.

O documento menciona a possibilidade dos navios de guerra americanos utilizarem a base naval militar australiana de Sterling, próxima de Perth.

Mas o ministro australiano da Defesa Stephen Smith descartou a ideia.

"Não temos base militar americana na Austrália e não pensamos em ter. Do que falamos é de um acesso fácil a nossas instalações aéreas ou marítimas. Nada mais", declarou o ministro.

"A razão estratégica disto é a importância crescente da Índia e da bacia do Oceano Índico", completou.

"O estudo mencionado na imprensa é um relatório independente submetido ao governo dos Estados Unidos. Não é um documento do governo dos Estados Unidos", disse.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAustráliaChinaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA