Mundo

Austrália corta 40% da ajuda financeira à Indonésia

O país planeja cortar seu orçamento de ajuda também a outros países, como Vietnã, Filipinas e Mianmar, totalizando 4,1 bilhões de dólares australianos


	O primeiro-ministro australiano Tony Abbott: a retirada do auxílio australiano foi consequência da crise diplomática entre a Austrália e a Indonésia, em relação às execuções de traficantes
 (Peter Parks/AFP)

O primeiro-ministro australiano Tony Abbott: a retirada do auxílio australiano foi consequência da crise diplomática entre a Austrália e a Indonésia, em relação às execuções de traficantes (Peter Parks/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 12h12.

Canberra - A Austrália anunciou nesta terça-feira um corte de 40% no próximo ano fiscal na ajuda financeira destinada à Indonésia, de 543 milhões de dólares australianos para 323 milhões de dólares australianos, duas semanas depois de Jacarta ter executado dois traficantes australianos.

O país informou que planeja cortar seu orçamento de ajuda também a outros países, como Vietnã, Filipinas e Mianmar, totalizando 4,1 bilhões de dólares australianos no próximo ano, cerca de 20% de seu orçamento. No entanto, a Indonésia terá o corte mais profundo.

Alguns analistas haviam alertado anteriormente que a crise diplomática entre a Austrália e a Indonésia, em relação às execuções, poderia acarretar em uma retirada do auxílio australiano como retaliação.

O primeiro-ministro, Tony Abbott, deu uma resposta irritada a Jacarta quando implorou pela vida dos traficantes Andrew Chan, de 31 anos, e Myuran Sukumaran, de 34 anos, apontando que a Austrália ofereceu uma ajuda generosa, no valor de US$ 1 bilhão, após o devastador tsunami em 2004, que matou 230 mil pessoas.

O Camboja, que concordou em aceitar refugiados rejeitados pela Austrália, foi o único país do Leste Asiático que manteve seu financiamento inalterado, no valor de 52,4 milhões de dólares australianos.

O Timor Leste também teve um corte menor, de 4 milhões de dólares australianos, dos 72 milhões de dólares australianos que recebeu neste ano fiscal.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAustráliaDiplomaciaDoaçõesEmpréstimosIndonésiaMortesPaíses ricos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado