Mundo

Aumento do nível do mar pode rachar politicamente a Florida

A região norte do estado parece estar pouco preocupada com os possíveis prejuízos e riscos a serem enfrentados pela população do sul

Ondas: cerca de 70% da população vive na região de South Florida (Jessica Whittle/Creative Commons)

Ondas: cerca de 70% da população vive na região de South Florida (Jessica Whittle/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2014 às 16h41.

São Paulo - Legisladores da cidade de South Florida estão irritados com o descaso do governo estadual perante as mudanças climáticas.

Apesar de especialistas do clima afirmarem que o nível do mar pode subir de um a dois metros até o final deste século, a região norte do estado parece estar pouco preocupada com os possíveis prejuízos e riscos a serem enfrentados pela população do sul.

Por esta razão, na semana passada uma comissão municipal de South Florida aprovou resolução pedindo que o estado seja dividido em dois: a Flórida do Norte e a Flórida do Sul.

Para os organizadores da petição, esta seria a única maneira do tema "mudanças do clima" ser levado a sério pelo governo e de que sejam tomadas decisões imediatas sobre mitigação e adaptação ao aumento do nível dos oceanos.

O estado da Flórida fica no extremo sul dos Estados Unidos e é banhado pelo Oceano Atlântico a leste e a oeste pelo Golfo do México.

Cerca de 70% da população vive na região de South Florida.

“Está muito claro que a atitude do norte é que eles vão amar ver a Flórida dividida ao meio e nos deixar boiando no meio do Caribe”, disse irritado o prefeito de South Miami, Philip Stoddard, a publicações locais.

Dificilmente a proposta será aceita. A última vez que um estado americano foi dividido aconteceu em 1775.

Para a resolução ser aprovada, ela precisa passar primeiramente pela Assembleia Legislativa da Flórida e depois pelo Congresso dos Estados Unidos.

A Flórida pode não ser separada, mas certamente a briga política vai chamar a atenção da população e dos governantes sobre um problema real e que precisa se tornar prioridade pelos tomares de decisão.

Acompanhe tudo sobre:ClimaFlóridaMeio ambientePolítica

Mais de Mundo

Incêndio florestal devasta mais de 28.300 hectares na Califórnia

Três prefeitos opositores do governo de Recep Tayyip Erdogan são detidos na Turquia

Dalai Lama prevê viver "mais 30 ou 40 anos"

Trump menciona sanções à Rússia após maior ataque contra a Ucrânia