Mundo

Aumentam para 60 os casos de zika no Panamá

Por enquanto, os casos estão contidos na comarca indígena de Guna Yala, fronteiriça com a Colômbia


	Zika: entre os afetados há uma mulher grávida, acrescentou o ministro
 (Marvin Recinos / AFP)

Zika: entre os afetados há uma mulher grávida, acrescentou o ministro (Marvin Recinos / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2016 às 10h15.

Panamá - O número de casos de zika no Panamá aumentou para 60, informou nesta quarta-feira o ministro panamenho de Saúde encarregado, Miguel Mayo, depois que na segunda-feira o governo decretou um alerta sanitário nacional perante o risco do vírus se estender a todo o país.

Por enquanto, disse Mayo em uma entrevista ao "Canal 2" da televisão local, os casos estão contidos na comarca indígena de Guna Yala, fronteiriça com a Colômbia.

O responsável explicou que "foram identificados os lugares para onde tradicionalmente emigram os indígenas" na capital, e foram tomadas medidas preventivas para combater o mal transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que passa dengue e chicungunha.

Entre os afetados há uma mulher grávida, acrescentou.

Sobre o decreto aprovado ontem à noite em uma sessão do Conselho de Ministros, Mayo considerou que "declarar o alerta sanitário brinda a facilidade, é parte importante da resolução, de solicitar um crédito adicional de até US$ 10 milhões para esta contingência".

O crédito ajudará ao aumento do recurso humano e de insumos para educar a população, assim como para poder dar atenção aos casos necessários e encorajar outras instituições que se somem às medidas de prevenção.

Mayo explicou que foi declarado alerta sanitário nacional levando em conta a experiência vivida em outros países da América Central e da América do Sul onde houve uma rápida expansão do zika.

O ministro interino ressaltou que até agora se registraram 60 casos do vírus, todos nessa zona de Guna Yala, 38 diagnosticados no ano passado e 22 desde em 1 de janeiro.

O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, deve se reunir amanhã com os prefeitos para reforçar as medidas de prevenção e combate ao zika.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDoençasEpidemiasPanamáZika

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento