Mundo

Aumenta polarização política nos EUA, revela pesquisa

A polarização ficou em evidência nesta semana com a derrota numa eleição primária do congressista Eric Cantor


	Uma pessoa em cada cinco se define firmemente como liberal ou conservador
 (Jim Young/Reuters)

Uma pessoa em cada cinco se define firmemente como liberal ou conservador (Jim Young/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2014 às 18h52.

Washington- Os norte-americanos estão mais divididos politicamente do que em qualquer período nas últimas duas décadas, com uma pessoa em cada cinco se definindo firmemente como liberal ou conservador, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.

O endurecimento de posições ideológicas também significa que mais norte-americanos estão menos propensos a chegar a uma solução de compromisso, mostrou pesquisa realizada pelo Pew Research Center for the People and Press.

"Liberais e conservadores discordam sobre onde querem viver, o tipo de pessoa com quem querem conviver e até mesmo quem eles aceitariam em suas famílias", diz o estudo.

A polarização ficou em evidência nesta semana com a derrota numa eleição primária do congressista Eric Cantor, o segundo republicano mais importante na Câmara dos Deputados, para o novato na política David Brat, que obteve forte apoio do movimento direitista Tea Party.

A pesquisa, a maior realizada pelo instituto Pew sobre as atitudes políticas nos EUA, mostrou que a parcela dos norte-americanos que expressa consistentemente pontos de vista conservadores ou liberais dobrou, passando de 10 por cento em 1994 para 21 por cento agora.

A guinada à esquerda entre os democratas ocorreu gradualmente ao longo dos últimos 20 anos e foi conduzida pela tendência liberalizante em questões como a homossexualidade e a imigração.

Entre os republicanos, a mudança se tornou mais pronunciada nos últimos dez anos, constatou a pesquisa.

Para 49 por cento dos norte-americanos, a melhor saída nas batalhas no Congresso entre os republicanos e os democratas do presidente Barack Obama é dividir as diferenças, com cada lado conseguindo metade do que busca, segundo o levantamento.

Mas os que são liberais disseram, de modo geral, que Obama deveria obter dois terços do que pretende, enquanto os conservadores afirmaram que os republicanos no Congresso deveriam conseguir também dois terços do que querem. 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia