Mundo

Aumenta para 56 os casos de zika registrados na Alemanha

Em 13 de maio, o instituto de virologia informava precisamente do primeiro caso de contágio do vírus por transmissão sexual na Alemanha


	Zika: em 13 de maio, o instituto de virologia informava precisamente do primeiro caso de contágio do vírus por transmissão sexual na Alemanha
 (Alvin Baez / Reuters)

Zika: em 13 de maio, o instituto de virologia informava precisamente do primeiro caso de contágio do vírus por transmissão sexual na Alemanha (Alvin Baez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2016 às 08h19.

Berlim - Os casos de zika registrados na Alemanha desde outubro do ano passado chegaram a 56, dos quais 12 correspondem a maio, mês no qual entrou em vigor a obrigação de notificar oficialmente os contágios com o vírus, segundo informou o Instituto Roberto Koch (RKI) de virologia de Berlim.

"Partimos da base que todos os doentes se contagiaram enquanto estavam viajando", cita nesta quarta-feira o jornal "Neue Osnabrücker Zeitung" a uma porta-voz do RKI.

O instituto adverte que pode ter um número "não pouco considerável" de casos sem registro, já que, "pelo geral, a doença transcorre de forma leve e os afetados nem sequer vão ao médico", acrescentou o instituto.

Embora a principal via de contágio do vírus da zika seja o mosquito Aedes aegypti, a ela se somam também os casos de infecção por transmissão sexual.

Em 13 de maio, o RKI informava precisamente do primeiro caso de contágio do vírus por transmissão sexual na Alemanha.

A pessoa afetada é uma mulher que manteve relações sexuais sem proteção com seu companheiro, que no começo de abril esteve em Porto Rico e após seu retorno à Alemanha, começou a apresentar sintomas próprios de uma infecção por zika.

Foram registrados casos de zika em um total de 60 países.

O vírus está estendido sobretudo na região da América Central, América do Sul e Caribe, mas também em países do Pacífico Sul.

Suspeita-se que o vírus cause más-formações no feto perante o aumento dos casos de microcefalia em bebês nascidos no Brasil, epicentro desta nova epidemia, e outros países latino-americanos, por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência sanitária internacional em 1 de fevereiro. 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBerlimDoençasEpidemiasEuropaMetrópoles globaisOMS (Organização Mundial da Saúde)Países ricosZika

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha