Mundo

Audiência indica culpa de capitão no naufrágio do Concordia

Schettino é acusado de homicídio culposo, por ter agido com negligência na condução do navio


	Concordia: os promotores dizem que Schettino causou o naufrágio, em 13 de janeiro
 (Filippo Monteforte/AFP)

Concordia: os promotores dizem que Schettino causou o naufrágio, em 13 de janeiro (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2013 às 19h48.

Grosseto - Uma audiência preliminar sobre o naufrágio do navio Costa Concordia, ocorrida nesta semana na Itália, imputou totalmente a responsabilidade do acidente sobre os ombros do capitão Francesco Schettino, disseram promotores na sexta-feira.

Schettino é acusado de homicídio culposo, por ter agido com negligência na condução do navio, e de ter abandonado a embarcação antes de concluído o trabalho de resgate dos seus mais de 4.000 passageiros e tripulantes. O comandante admitiu ter cometido erros, mas diz que não foi o único culpado.

"A audiência de instrução confirmou a responsabilidade que identificamos, acima de tudo com respeito a Schettino", disse o promotor Francesco Verusio no último dia da audiência judicial a portas fechadas, na localidade de Grosseto.

Os promotores dizem que Schettino causou o naufrágio, em 13 de janeiro, por ter aproximado demais o navio das rochas que cercam a ilha toscana de Giglio, para fazer uma saudação a autoridades e moradores locais.

Mas Schettino diz que evitou uma tragédia maior ao levar o navio para águas mais rasas, e que a empresa Costa Cruzeiros, proprietária da embarcação, sabia da prática de chegar perto da ilha para fazer a saudação.

A empresa nega essa acusação, e também se eximiu de insinuações feitas durante a audiência a respeito de um gerador defeituoso, ou de que teria demorado para avisar autoridades em terra sobre o acidente.

Acompanhe tudo sobre:ConcordiaJustiçaNaufrágiosNaviosTransportes

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia