Mundo

Ativistas ambientais pintam o Portão de Brandeburgo em Berlim

Quatorze pessoas foram presas no local, informou à AFP a polícia, que confirmou não ter ocorrido qualquer ato de violência

Protesto em Berlim: as paredes do Portão de Brandemburgo em Berlim foram pintadas com tinta laranja por ativistas ambientais. (AFP/AFP)

Protesto em Berlim: as paredes do Portão de Brandemburgo em Berlim foram pintadas com tinta laranja por ativistas ambientais. (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de setembro de 2023 às 12h27.

Ativistas ambientais do grupo Last Generation pulverizaram tinta no Portão de Brandeburgo, o monumento mais conhecido de Berlim, em uma tentativa de incitar o governo alemão a abandonar imediatamente os combustíveis fósseis na luta contra a mudança climática.

Os seis pilares do monumento no centro de Berlim foram pintados com manchas laranja, que servem como uma mensagem de alerta, afirmou o grupo em comunicado.

Quatorze pessoas foram presas no local, informou à AFP a polícia, que confirmou não ter ocorrido qualquer ato de violência.

Reivindicações

Os ativistas tentaram enviar a mensagem de que é "hora de uma mudança política" para "abandonar os combustíveis fósseis", segundo o comunicado.

"Devemos abandonar a gasolina, o gás e o carvão no máximo até 2030. Já está na hora de que (o chanceler da Alemanha) Olaf Scholz fale claramente", disse a porta-voz do Last Generation, Marion Fabian.

A Alemanha pretende alcançar a neutralidade de carbono até 2045.

Acompanhe tudo sobre:BerlimAlemanhaMeio ambiente

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha