Mundo

Atirador norueguês foi membro de clube de tiro em Oslo

Anders Behring Breivik foi membro do Clube da Pistola entre 2005 e 2007. Ele retornou para a associação a partir de junho do ano passado

Na última sexta-feira, o ultradireitista Breivik, de 32 anos, abriu fogo contra os participantes de um acampamento da juventude social-democrata na ilha de Utoeya (AFP)

Na última sexta-feira, o ultradireitista Breivik, de 32 anos, abriu fogo contra os participantes de um acampamento da juventude social-democrata na ilha de Utoeya (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2011 às 06h14.

Oslo - O autor confesso do duplo atentado que matou 76 pessoas na Noruega treinou no Clube da Pistola de Oslo, segundo confirmou nesta quarta-feira a própria organização em seu site.

Segundo a associação, Anders Behring Breivik foi membro do Clube da Pistola entre 2005 e 2007 e novamente a partir de junho de 2010.

"Breivik participou com outras pessoas de 13 sessões organizadas de treinamento, assim como de uma competição", precisa o comunicado.

Segundo o clube de tiro, Breivik "não tinha se feito notar por suas ideias políticas nem mostrara algum tipo de comportamento que pudesse fazer prever os trágicos eventos".

Ao mesmo tempo, o centro confirmou a exclusão do autor dos atentados do clube de tiro "com efeito imediato" e expressou suas condolências aos familiares das vítimas.

Na última sexta-feira, o ultradireitista Breivik, de 32 anos, abriu fogo contra os participantes de um acampamento da juventude social-democrata na ilha de Utoeya com duas armas - uma pistola e uma espingarda automática - legalmente adquiridas.

Pelo menos 68 pessoas morreram na ilha, situada a 40 quilômetros de Oslo, antes que a Polícia norueguesa conseguisse chegar ao local para detê-lo. O carro-bomba que explodiu antes em Oslo deixou outros oito mortos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJustiçaMassacresNoruegaPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Autoridades estimam em 221 o número de mortos em boate na República Dominicana

Canadá e EUA preparam negociações para chegar a novo acordo comercial

Musk reduz de US$ 1 trilhão para US$ 150 bilhões previsão de quanto EUA economizarão

Em entrevista ao FT, Ursula von der Leyen diz que UE pode taxar big techs se acordo não avançar