Mundo

Atentado terá grande efeito na eleição francesa, diz Trump

A eleição francesa deste ano está excepcionalmente suscetível à influência de fatos e notícias, pois há muitos candidatos competitivos

O presidente americano Donald Trump (Carlos Barria/Reuters)

O presidente americano Donald Trump (Carlos Barria/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de abril de 2017 às 12h55.

Paris - O presidente dos EUA Donald Trump emitiu sua primeira declaração pública sobre a eleição presidencial francesa, ao comentar o ataque ocorrido em Paris na noite desta quinta-feira e que resultou na morte de um policial. "Outro ataque terrorista em Paris. A população da França não terá muito mais disto", escreveu ele no Twitter. "Terá um grande efeito na eleição presidencial!"

A eleição francesa deste ano está excepcionalmente suscetível à influência de fatos e notícias, pois há muitos candidatos competitivos e as pesquisas mostram que um terço dos eleitores ainda está indeciso.

Na maioria das eleições francesas anteriores, dois candidatos, dos partidos principais, lideraram desde a fase inicial da corrida.

Em 2017, há quatro candidatos principais a uma pequena distância um do outro, incluindo um nacionalista de extrema-direita e um de extrema-esquerda que prometem redefinir o lugar da França na Europa.

A mais recente sondagem da Ipsos Sopra-Steria mostrou que o centrista Emmanuel Macron com 23% dos votos, a líder da Frente Nacional Marine Le Pen com 22,5%, o conservador François Fillon com 19,5% e o esquerdista Jean-Luc Mélenchon com 19%. Os resultados têm uma margem de erro de 0,9 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasFrançaDonald TrumpEleições

Mais de Mundo

Suspeito de assassinato de Charlie Kirk é acusado e pode receber pena de morte

Governo argentino anuncia processo para privatizar parcialmente suas três usinas nucleares

Luigi Mangione, acusado de matar CEO de seguradora, será julgado em dezembro nos EUA

Trump estende prazo para resolver venda do TikTok até 16 de dezembro