Mundo

Atentado suicida causa morte de 15 civis no Afeganistão

Pelo menos 15 civis, entre eles várias crianças e mulheres, morreram e outros 39 ficaram feridos em um atentado suicida no norte do país


	Local de ataque terrorista no Afeganistão: conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão dos EUA
 (Getty Images)

Local de ataque terrorista no Afeganistão: conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão dos EUA (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 09h33.

Cabul - Pelo menos 15 civis, entre eles várias crianças e mulheres, morreram e outros 39 ficaram feridos nesta terça-feira em um atentado suicida em um mercado da cidade de Meymaneh, no norte do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O suicida explodiu nesta manhã as bombas que levava em um "rickshaw" - veículo de três rodas -, em um movimentado mercado de Meymaneh, capital da província de Faryab, disse o governador adjunto provincial, Abdul Sattar Barez.

"Há mulheres e crianças entre as vítimas. Mas não podemos precisar o número exato neste momento", acrescentou a fonte.

Sattar disse que vários dos feridos se encontram em estado crítico e foram transferidos para um hospital.

Os atentados suicidas são, junto com os artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talebans para atacar as forças afegãs e internacionais, mas que, na prática, acabam causando um alto número de vítimas civis.

Segundo um relatório recente da ONU, a guerra do Afeganistão se tornou mais violenta para os civis em 2013, quando causou quase 3 mil mortes e 5,7 mil pessoas ficaram feridas, sendo que 34% do total foram atingidos pela explosão de artefatos improvisados (962 mortos e 1.928 feridos).

O conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais violentos desde a invasão dos EUA, que propiciou a queda do regime talibã há 12 anos.

O país asiático vai realizar eleições presidenciais no próximo dia 5 de abril.

Este ano é o último com a presença de tropas da Otan no Afeganistão, de acordo com um calendário de retirada gradual que será concluído em dezembro, quando as forças locais assumirão a segurança em todo o território do país. 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaAtaques terroristasTerrorismo

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado