Mundo

Atentado no Paquistão deixa 15 mortos

O atentado ocorreu em Hazar Ganji, nos arredores de Quetta, capital da província de Baluchistão, localizada na fronteira entre Irã e Afeganistão, rica em petróleo e gás

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2012 às 17h41.

Quetta - Pelo menos quinze pessoas morreram nesta sexta-feira após a explosão de uma bomba no sudoeste do Paquistão, na passagem de um ônibus que transportava peregrinos xiitas de volta do Irã, indicou a polícia.

O atentado ocorreu em Hazar Ganji, nos arredores de Quetta, capital da província de Baluchistão, localizada na fronteira entre Irã e Afeganistão, rica em petróleo e gás.

"Uma bomba explodiu na passagem de um ônibus que levava xiitas paquistaneses de Quetta para o Irã. Onze pessoas morreram, incluindo nove xiitas peregrinos e dois policiais que os escoltavam", informou à AFP Hamid Shakeel, oficial da polícia.

"Foi uma bomba ativada à distância. O dispositivo foi colocado em um automóvel e explodiu na passagem do ônibus", acrescentou.

O Baluchistão é assolado pelos conflitos entre a maioria sunita e a minoria xiita, que corresponde a cerca de um quinto dos 167 milhões de habitantes do país.

Desde o final dos anos 1980 cerca de 5.000 pessoas morreram vítimas da violência confessional.

Esta província tem grandes reservas de petróleo e gás, mas é uma das regiões mais pobres do Paquistão, afetada desde 2004 por uma rebelião separatista que reivindica maior autonomia e maior acesso às riquezas geradas pelos hidrocarbonetos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaExplosõesPaquistãoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'