Soldado em um posto de controle na capital do Iêmen, Sana: entre os mortos estão sete dos criminosos, que entraram no complexo (Mohammed Huwais/AFP)
Da Redação
Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 07h36.
Sana - Pelo menos 20 pessoas morreram nesta quinta-feira e 30 ficaram feridas no atentado com carro-bomba e posterior tiroteio registrado na sede do Ministério de Defesa do Iêmen, em Sana, informou à Agência Efe uma fonte militar.
Entre os mortos estão sete dos criminosos, que entraram no complexo, segundo a fonte. O ataque em série começou com a explosão de um carro-bomba, dirigido por um suicida, na entrada oriental da sede governamental, segundo explicou em comunicado o Ministério da Defesa.
Em seguida, homens armados vestidos com uniforme militar entraram em uma 4x4 pela porta oeste do complexo, onde fica o hospital do Ministério.
Os guardas nessa porta dispararam com uma bazuca contra a caminhonete, o que causou o incêndio do veículo e a morte de todos os seus ocupantes, afirmou a defesa.
Testemunhas do ataque consultadas pela Efe acrescentaram que a entrada da 4x4 coincidiu com os tiros contra a sede ministerial efetuados por homens armados de um edifício em frente à porta oeste para cobrir a entrada dos atacantes.
Nesse tiroteio, segundo a Efe constatou no local, chegou a se utilizar armamento pesado e projéteis RPG.
Do complexo, na parte antiga da capital, subiram colunas de fumaça e várias ambulâncias foram até o local atender as vítimas.
As autoridades ainda não acusaram nenhum grupo do incidente, embora a dimensão e a complexidade do ataque pareçam apontar para a rede terrorista da Al Qaeda na Península Arábica, que se mantém muito ativa no Iêmen e realiza atentados frequentes contra as forças de segurança.