Mundo

Atentado em mercado mata oito e fere 19 no Paquistão

A explosão ocorreu às 09h15 local (1h15 de Brasília) no mercado de Pashat, na conflituosa região tribal de Bajaur, localizada na fronteira com o Afeganistão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 15h25.

Islamabad - Pelo menos oito pessoas morreram, entre elas dois menores, e outras 19 ficaram feridas após a explosão nesta quarta-feira de uma bomba em um mercado em uma zona tribal do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

A explosão ocorreu às 09h15 local (1h15 de Brasília) no mercado de Pashat, na conflituosa região tribal de Bajaur, localizada na fronteira com o Afeganistão.

Alguns meios de comunicação paquistaneses, que citam fontes médicas e policiais, elevam para nove o número de mortos no ataque.

Segundo o canal "Express Tv", o estabelecimento atacado é propriedade de um político local, Shahabudin Khan, que atualmente milita em um partido de oposição e que no passado foi deputado por um partido laico e da etnia pashtun.

De acordo com uma fonte da administração de Bajaur consultada pela Efe, a bomba foi colocada no interior de uma loja do mercado.

Os feridos, vários deles em estado grave, foram transferidos para um hospital local, e as forças de segurança isolaram a área, onde várias lojas ficaram destruídas. Por enquanto, nenhum grupo reivindicou o ataque.

Bajaur é uma das sete demarcações que formam as áreas tribais de administração federal (FATA), um território instável e limítrofe com o Afeganistão, onde membros do talibã e de grupos extremistas, como Al Qaeda, buscam refúgio.

Nesta zona foram registradas várias ofensivas militares contra a insurgência talibã, especialmente uma realizada entre 2008 e 2009, após a qual o exército assegurou ter expulsado os fundamentalistas da região, que já tinha sofrido atentados parecidos ao de hoje. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaPaquistãoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"