Mundo

Ataques deixam 10 mortos na Caxemira

Ao menos 10 pessoas morreram na região da Caxemira em ataques contra uma delegacia de polícia e um quartel do Exército por insurgentes


	Soldados da Índia carregam caixão com o corpo de um colega morto na região da Caxemira: segundo Nova Deli, ataques têm o apoio das forças de segurança do Paquistão
 (Reuters)

Soldados da Índia carregam caixão com o corpo de um colega morto na região da Caxemira: segundo Nova Deli, ataques têm o apoio das forças de segurança do Paquistão (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 12h57.

Nova Deli - Ao menos 10 pessoas morreram nesta quinta-feira na Índia em ataques contra uma delegacia de polícia e um quartel do Exército por insurgentes vestidos com uniformes militares na região da Caxemira, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

"Dois ou três homens atacaram a delegacia de polícia na cidade de Hiranagar e depois se refugiaram em um quartel, onde continua uma batalha entre insurgentes e militares", disse o porta-voz do Exército indiano, Sri N. Attaria.

De acordo com a fonte, seis policiais e um civil morreram no ataque contra a delegacia de polícia, enquanto três soldados morreram no ataque ao quartel. Além disso, 12 pessoas ficaram feridas.

A cidade de Hiranagar se encontra no distrito de Kathua, no estado de Jammu e Caxemira, a um quilômetro da fronteira com o Paquistão, enquanto o quartel militar está situado no distrito de Samba, onde os insurgentes chegaram em um caminhão roubado.

O ataque aconteceu um dia depois que o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e seu colega paquistanês, Nawaz Sharif, anunciaram que se reunirão no domingo, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York.

O encontro entre os líderes dos países rivais acontece em um momento de aproximação entre as partes, após as eleições que colocaram o conservador Sharif no comando do governo paquistanês.

A tensão na Caxemira sofreu um notável aumento nos últimos meses e ameaçou o cessar-fogo assinado em 2003 com acusações de ambos os lados de ataques além das fronteiras que causaram a morte de mais de 20 soldados.

O território da Caxemira, de maioria muçulmana e dividido entre a Índia e Paquistão, é o principal motivo de disputa desde a partilha do subcontinente indiano e a independência dos dois países em 1947.

As duas potências nucleares travaram duas guerras e outros conflitos menores pela soberania desse território.

Na década de 1990, surgiu uma rebelião armada contra o controle indiano da Caxemira, uma insurgência que quase desapareceu. Porém, nos últimos meses, ocorreram vários ataques de insurgentes.

Segundo Nova Deli, os ataques têm o apoio das forças de segurança do Paquistão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaMortesPaquistão

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista