Mundo

Ataques a bomba matam 34 pessoas em áreas cristãs de Bagdá

A comunidade cristã de minoria foi alvo de ataques de militantes da Al Qaeda no passado


	Carro-bomba explode em Bagdá
 (Sabah Arar/AFP)

Carro-bomba explode em Bagdá (Sabah Arar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de dezembro de 2013 às 09h36.

Bagdá - Pelo menos 34 pessoas foram mortas em ataques a bomba em áreas cristãs de Bagdá nesta quarta-feira, algumas por um carro-bomba que explodiu perto de uma igreja depois de um culto de Natal, disseram a polícia e os médicos.

O carro-bomba matou pelo menos 24 pessoas, a maioria delas cristã, quando eles saiam da igreja no distrito de Doura, no sul de Bagdá, informaram fontes policiais.

Ninguém reivindicou imediatamente a responsabilidade pelos ataques. A violência no Iraque subiu para seus piores níveis em mais de cinco anos com militantes sunitas radicais ligados à Al Qaeda intensificando os ataques contra o governo xiita do primeiro-ministro Nuri al-Maliki.

Milhares de pessoas foram mortas em ataques neste ano. A comunidade cristã de minoria foi alvo de ataques de militantes da Al Qaeda no passado, incluindo um ataque em 2010 a uma igreja que matou dezenas de pessoas.

Duas bombas também explodiram em um mercado lotado em uma outra área de Doura de maioria cristã, matando mais dez pessoas, disseram a polícia e os médicos.

Pelo menos 52 pessoas ficaram feridas nos ataques. Uma série de carros-bomba, tiroteios e ataques suicidas mataram dezenas de peregrinos muçulmanos xiitas na semana que antecede o dia sagrado xiita Arbaeen, que coincidiu com a véspera de Natal deste ano.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaBagdáIslamismoMortesTerrorismo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia