Mundo

Ataque taleban contra base dos EUA no Afeganistão mata 5

Quatro suicidas e um soldado afegão morreram em um ataque taleban realizado perto de uma base dos Estados Unidos no leste do Afeganistão


	Militares da Otan no Afeganistão: processo de retirada das tropas internacionais no Afeganistão está em andamento
 (Getty Images)

Militares da Otan no Afeganistão: processo de retirada das tropas internacionais no Afeganistão está em andamento (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2013 às 07h45.

Cabul - Quatro suicidas e um soldado afegão morreram nesta quarta-feira em um ataque taleban realizado perto de uma base dos Estados Unidos no leste do Afeganistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O ataque ocorreu em torno das 5h local (22h30, em Brasília) na província afegã de Nangarhar, perto da passagem fronteiriça de Torkham entre o Afeganistão e o Paquistão, de acordo com o porta-voz da Polícia provincial, Hazrat Hussain.

O porta-voz, que anteriormente tinha indicado a morte de apenas três atacantes, acrescentou que outros quatro soldados afegãos ficaram feridos e que 20 caminhões das forças militares da Otan no Afeganistão (Isaf) foram destruídos.

"Ocorreu um ataque indireto contra uma base dos Estados Unidos na província de Nangarhar no qual morreram três atacantes. Não houve baixas entre as forças da Isaf", disse à Agência Efe a porta-voz da Aliança Atlântica, Laponbra Kinley.

Trata-se do segundo ataque contra esta base da área de Torkham nos últimos meses, após o ocorrido em setembro.

Neste mesmo mês, os talebans lançaram um ataque suicida contra o aeroporto internacional de Cabul, sede do Comando Unido da Isaf, uma das base mais importantes da Aliança Atlântica no país asiático, em um ataque que não deixou vítimas mortais.

Na terça-feira, seis soldados da Isaf faleceram com a queda da aeronave na qual viajavam.

O processo de retirada das tropas internacionais no Afeganistão está em andamento e prevê que seja concluída no final de 2014, segundo um calendário que não deteve a violência no país asiático. 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEstados Unidos (EUA)IslamismoPaíses ricosTalibã

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô