Os ataques suicidas são um dos recursos frequentemente usados pelos insurgentes talibãs em sua luta contra o governo afegão e as tropas internacionais (Reuters)
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2012 às 13h57.
Cabul - Pelo menos dez pessoas morreram e dúzias ficaram feridas em um ataque suicida registrado nesta quarta-feira na cidade de Khost, situada no leste do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.
'Um suicida atacou um comboio das tropas internacionais na zona de Spin Jumat, na cidade oriental de Khost, matando seis pessoas e ferindo muitas outras', disse à Efe Mohammad Zazai, chefe da Polícia provincial de Khost.
As forças de segurança iniciaram uma investigação para determinar o ocorrido com maior exatidão, embora Zazai tenha confirmado que o alvo do agressor, que conduzia um carro carregado de explosivos, eram as tropas internacionais.
Os feridos foram transferidos ao hospital provincial pelas forças de segurança, e alguns deles, acrescentou o oficial, se encontram em estado crítico.
Em declarações à Efe, um porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, evitou atribuir a autoria do ataque ao movimento fundamentalista.
'Sabemos que houve um atentado suicida em Khost, mas não o reivindicamos porque não era nosso alvo, pelo que não temos certeza se foram nossos mujahedins (guerrilheiros islâmicos) ou não', explicou.
Os ataques suicidas são um dos recursos frequentemente usados pelos insurgentes talibãs em sua luta contra o governo afegão e as tropas internacionais desdobradas no país, embora os civis sejam as principais vítimas.
Segundo a missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), 77% dos 3.021 civis mortos em 2011 pela guerra faleceram em ações atribuídas aos grupos rebeldes.