Mundo

Ataque no Afeganistão deixa dois soldados mortos

Dois soldados afegãos morreram e outros três ficaram feridos pelos disparos de um homem com uniforme do Exército local contra um posto de controle


	Policiais no Afeganistão: o conflito no Afeganistão se encontra em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão americana
 (Massoud Hossaini/AFP)

Policiais no Afeganistão: o conflito no Afeganistão se encontra em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão americana (Massoud Hossaini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2013 às 08h57.

Cabul - Dois soldados afegãos morreram e outros três ficaram feridos pelos disparos de um homem com uniforme do Exército local contra um posto de controle na província de Herat, no oeste do Afeganistão, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte policial.

O fato ocorreu ontem dentro do posto de controle no distrito de Obe, afirmou um porta-voz da Polícia provincial, Abdul Hamid Hamidi, que assegurou que os três militares feridos se encontram em "estado crítico".

Segundo Hamidi, o atacante fugiu do local do tiroteio e embora esteja sendo procurado, "o mais provável" é que tenha se unido aos talibãs.

Esse tipo de ataques "internos" ocorreram com bastante frequência nos últimos dois anos e muitas vezes o objetivo dessas ações são as tropas internacionais da Otan desdobradas no Afeganistão -em 2012 foram registrados mais de meia centena.

Frequentemente os rebeldes talibãs assumem os ataques e asseguram ter infiltrado seus combatentes nas fileiras das forças de segurança afegãs, uma reivindicação que não aconteceu ainda neste caso.

O conflito no Afeganistão se encontra em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão americana que propiciou a queda do regime fundamentalista talibã no final de 2001 e quando está prevista a retirada completa das tropas da Otan no final de 2014.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaMortesOtan

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para retirar Estados Unidos da OMS

De volta à Casa Branca, Trump revoga 78 ordens de Biden e tira EUA do Acordo de Paris

EUA cancelam aplicativo CBP One que permitia entrada de migrantes pela fronteira com México

Cadeira descartável, esquenta-mãos e horas de fila: as táticas dos fãs de Trump para vê-lo na posse