Mundo

Ataque em base britânica foi contra general americano

Militares americanos disseram que o ataque foi muito mais sério do que se sugeriu em um primeiro momento

Leon Panetta visita tropas em Cabul, no Afeganistão: o ataque aconteceu quando o secretário de Defesa voava em direção a esta base (Scott Olson/AFP)

Leon Panetta visita tropas em Cabul, no Afeganistão: o ataque aconteceu quando o secretário de Defesa voava em direção a esta base (Scott Olson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 10h05.

A bordo de um avião militar americano - Fontes das Forças Armadas americanas disseram nesta sexta-feira que o ataque de quarta-feira em uma base britânica da Otan no Afeganistão era dirigido contra um chefe militar de alto escalão dos Estados Unidos, quando o secretário de Defesa Leon Panetta voava em direção a esta base.

Depois de minimizar inicialmente o incidente, militares disseram nesta sexta-feira que o ataque de quarta-feira na base britânica Camp Bastion, na província de Helmand (sul), foi muito mais sério do que se sugeriu em um primeiro momento.

O agressor atacou minutos antes que o avião no qual Panetta viajava estacionasse na base militar, continuaram as mesmas fontes.

O general americano Mark Gurganus, o novo chefe das forças da Otan no comando regional do sudoeste do Afeganistão, formava parte de uma comitiva que esperava a chegada de Panetta no aeroporto militar quando o agressor capturou um veículo para se lançar em direção ao grupo em alta velocidade, indicou o porta-voz do Pentágono George Little aos jornalistas que viajavam com Panetta.

O general britânico Stuart Skeates, adjunto de Gurganus para esta região, também formava parte do comitê de boas-vindas, disseram fontes oficiais.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaExércitoPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano