Boston - O ataque de fúria de um francês porque a passageira da poltrona da frente teria baixado demais o seu assento em um voo entre Miami e Paris, levou um avião comercial a desviar a rota para Boston, onde o homem foi forçado a descer e acusado de atrapalhar a tripulação.
Edmond Alexandre, um parisiense de 61 anos, tinha embarcado na quarta-feira no voo 62 da American Airlines, que faz o trajeto entre Miami e Paris.
Duas horas depois, ele ficou nervoso quando a passageira da frente baixou o encosto da poltrona e um membro da tripulação tentou acalmá-lo, o que o deixou ainda mais alterado, segundo as autoridades de Boston.
Segundo a fonte, quando o tripulante se afastou, Alexandre levantou a voz e o teria seguido pelo corredor, antes de agarrá-lo pelo braço.
Um vigia que estava a bordo interveio para dominar o homem e a algemou, enquanto o piloto desviou o voo para Boston e pediu à polícia local que retirasse o passageiro. Depois, o avião seguiu viagem para Paris.
Alexandre foi hospitalizado a seu próprio pedido e acusado, nesta quinta-feira, de atrapalhar a tripulação.
Ele poderia ir para casa, mas terá que se apresentar a um tribunal em 29 de dezembro, informou à AFP Jake Wark, porta-voz da promotoria de Boston.
As penas máximas para este tipo de delito são seis meses de prisão, multa de 500 dólares ou ambos, acrescentou a fonte.
-
1. 1. Aeroporto de Singapura
zoom_out_map
1/11 (ROSLAN RAHMAN/AFP/GettyImages)
O Aeroporto de Changi, em
Singapura, é o principal do país e um dos principais da região, servindo de conexão importante entre a
Austrália e os países asiáticos. Em 2012, passaram por ele 51,2 milhões de passageiros, fazendo dele o sétimo mais movimentado do mundo. Apesar de cheio, não falta conforto e infraestrutura de qualidade para os viajantes. O aeroporto é conectado com o Mass Rapid Transit, o sistema de metrôs e trens da cidade. Além disso, um trem exclusivo e sete estações ligam os vários terminais e áreas externas. Entre os mimos que o aeroporto oferece, estão um cinema gratuito que fica aberto 24 por dia, lounges com televisão e cadeiras de couro para relaxar, piscina, playground e salas de videogame para as crianças, espaço exclusivo para mulheres com salão de beleza e até um jardim de 330 metros quadrados com mais de mil borboletas nativas de Singapura. Desde sua inauguração, em 1981, Changi já ganhou 430 prêmios relacionados. Está previsto para 2023 a inauguração de um quinto terminal, o que aumentaria a capacidade do aeroporto em até 50 milhões de passageiros.
-
2. 2. Aeroporto Internacional de Incheon
zoom_out_map
2/11 (SeongJoon Cho/Bloomberg via Getty Images)
O Aeroporto de Incheon fica em Seul, na
Coreia do Sul. Ficou em primeiro lugar no ranking dos melhores de 2012, apesar de ser muito novo: foi construído em 2001. Para o transporte do aeroporto para a cidade, há trens, ônibus, táxis e até barcos. O local é conectado com o metrô da cidade. Os passageiros ainda encontram um campo de golfe, spa, salas de descanso, ringue de patinação no gelo, cassino, jardins internos e até um museu, o Museu de Cultura Coreana. Ele ainda se gaba de ter uma taxa de extravio de bagagens de apenas 0,0001% e ter o sistema mais rápido do mundo: uma média de 16 minutos para o embarque e 12 para o desembarque. A média mundial é de 60 minutos e 45 minutos, respectivamente. Para 2018, o aeroporto pretende inaugurar a expansão do terminal 2. O projeto inclui jardins, cachoeiras e uma área comercial tão grande que muitos já chamam de “minicidade”.
-
3. 3. Aeroporto de Munique
zoom_out_map
3/11 (EyesWideOpen/Getty Images)
O aeroporto de
Munique é o segundo maior da
Alemanha, depois de Frankfurt. Ele recebe vôos de toda a Europa, Oriente Médio, África e Estados Unidos. Para o transporte, vários trens da cidade vão para o aeroporto. Inclusive saem trens da Estação Central de Munique. Ainda há ônibus e táxis. Amantes da aviação gostam do aeroporto pela área "Vistors Park", que inclui um morro com ótima visão dos pousos e decolagens. De infraestrutura e facilidade para os passageiros, há um mercado e um shopping, área de recreação para crianças, salões de beleza e até sala de oração.
-
4. 4. Aeroporto Internacional de Hong Kong
zoom_out_map
4/11 (Brent Lewin/Bloomberg via Getty Images)
O Aeroporto de
Hong Kong também é conhecido como Aeroporto Chek Lap Kok. Ele foi construído após a desativação do antigo aeroporto local, depois que a região ficou muito povoada e cheia de arranha-céus. Ele foi construído na Ilha Lantau após intensas modificações. Os terrenos foram escavados a terra foi usada para aumentar a área da ilha. Hoje, é um dos principais da Ásia e tem voos para Ásia, Estados Unidos, Europa e Austrália. Uma grande facilidade e vantagem do aeoporto é na parte do check-in. Duas estações de metrô de Hong Kong oferecem o serviço de check-in e despacho de malas.
-
5. 5. Aeroporto de Schiphol
zoom_out_map
5/11 (Jock Fistick/Bloomberg via Getty Images)
O Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, é o principal aeroporto da
Holanda. As 101 empresas aéreas que atuam ali voam para 317 destinos e transportam 51 milhões de passageiros por ano. É o quarto mais movimentado da Europa. Para facilitar o transporte, há uma estação de trem, do sistema da cidade, embaixo do terminal do aeroporto. Ele ainda conta com um shopping, um anexo do museu Rijksmuseum, com exposições de arte contempoerânea e entrada gratuita, e uma livraria com 1200 livros em 29 línguas. Schiphol também é conhecida por ter uma boa área de observação para os amantes de aviação. O Panoramaterras é um terraço gratuito para o público observar os pousos e decolagens.
-
6. 6. Aeroporto de Tóquio
zoom_out_map
6/11 (Getty Images)
O Aeroporto Internacional de
Tóquio, no
Japão,
também é conhecido como Aeroporto de Haneda. É o maior aeroporto do planeta, com 550 mil metros quadrados e cinco andares. Na área de transporte, há carros gratuitos para a conexão entre os terminais, além de uma passagem subterrânea para pedestres. Ligando ele à cidade, há trens, ônibus e táxis. Há estações próprias que o conecta ao Tokyo Monorail. Também há um trem que liga Haneda direto com outro importante aeroporto japonês, o de Narita. Ele já recebeu diversos prêmios que o reconheceram como o aeroporto mais pontual do mundo. 94,3% dos voos saem no tempo correto e 88,6% chegam no tempo estipulado. Os passageiros contam com um hotel de 387 quartos conectado ao aeroporto. Ainda há um terminal VIP e espaço para voos particulares.
-
7. 7. Aeroporto Internacional de Pequim
zoom_out_map
7/11 (View Pictures/UIG via Getty Images)
O Aeroporto de
Pequim, na
China, é o segundo maior do mundo em número de passageiros. Em 2012, passaram cerca de 82 milhões de pessoas por seus terminais. O seu mais novo terminal, de número 3, foi constrúido especialmente para os Jogos Olímpicos de 2008. Tem um teto aerodinâmico em forma de dragão e pintado com as cores vemelho e dourado. Há claraboias e jardins internos que lembram o Palácio Imperial. Ele conta um uma área de alimentação famosa, chamada de "cozinha global", por oferecer 72 lojas com comidas do mundo todo. Também há um centro médico 24 horas. O local é conectado com a linha exclusiva de trem do aeroporto, o Airport Express Line. Os passegeiros têm uma conexão direta com o metrô de Pequim.
-
8. 8. Aeroporto de Zurique
zoom_out_map
8/11 (SEBASTIEN BOZON/AFP/Getty Images)
O Aeroporto de Zurique é o principal da
Suíça. É também conhecido como Aeroporto de Kloten e tem voos para Europa, Oriente Médio, Extremo Oriente e Estados Unidos. Já recebeu diversos prêmios de reconhecimento como um dos melhores na entrega de bagagem e atendimento ao cliente. Ligando o aeroporto com a cidade, há trens, bondes elétricos, ônibus e táxis. A Estação Central de Zurique tem uma ligação direta com os terminais. O local ainda tem salas de descanso, salas de reuniões, shopping e playground para crianças.
-
9. 9. Aeroporto Internacional de Vancouver
zoom_out_map
9/11 (Ben Nelms/Bloomberg via Getty Images)
O Aeroporto Internacional de Vancouver é o segundo maior do
Canadá em número de passageiros e tem voos para Estados Unidos, México, Caribe, Europa e Oceania. Na área de transporte, há táxis, trens, ônibus expressos e ônibus da linha regular da cidade. O sistema funciona 24 horas por dia e cerca de 500 táxis ficam à disposição. Em 2004, ele ganhou o selo de aeroporto mais acessível do mundo ao instalar uma série de facilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Ele também foi o primeiro da América do Norte a criar, em 1989, um programa de voluntários, onde cidadãos ficam nos terminais oferecendo informações e ajudas aos visitantes. Na decoração, há uma coleção de arte aborígene, com esculturas de madeira e totens. Ainda há salão de jogos, salas de descanso e um hospital.
-
10. 10. Aeroporto de Heathrow
zoom_out_map
10/11 (Dan Kitwood/Getty Images)
O Aeroporto de Heathrow, fica em Londres, Inglaterra. As 84 empresas aéreas voam para 184 destinos e atendem 70 milhões de passageiros por ano. Ele é o terceiro mais movimentado do mundo em número de passageiros e o maior do mundo em número de passageiros internacionais. Há conexões com de ônibus, táxis e metrô. Há um expresso de 15 em 15 minutos que liga o aeroporto ao London Paddingon Station. Ali, há possibilidade de ir para toda a região metropolitana de Londres. Em um dos terminais, o de número 5, há mais de 100 lojas e restaurantes. Curiosamente, há espaços religiosos de todos os tipos nos terminais: capelas católicas, anglicanas e espaços para hindus, islâmicos, judeus e sikhs.
-
11. Agora veja a qualidade dos aeroportos brasileiros
zoom_out_map
11/11 (Divulgação/ Infraero)