Mundo

Ataque matam três nas Filipinas

Rebeldes islamitas lançaram ataques contra 11 cidades do sul do arquipélago

Grupo Bangsamoro Islamic Freedoom Fighters: corpos de dois dos membros do coletivo foram recuperados pelo exército (Ted Aljibe/AFP)

Grupo Bangsamoro Islamic Freedoom Fighters: corpos de dois dos membros do coletivo foram recuperados pelo exército (Ted Aljibe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2012 às 10h04.

Cotabato - Rebeldes islamitas armados com motosserras lançaram na madrugada desta segunda-feira ataques coordenados contra 11 cidades do sul das Filipinas que deixaram, pelo menos, três mortos, informaram fontes oficiais.

Um civil morreu em um tiroteio e o Exército disse ter recuperado os corpos de dois membros do Bangsamoro Islamic Freedoom Fighters (BIFF, Combatentes Islâmicos para a Liberdade de Bangsamoro, em inglês), horas depois dos ataques na província de Maguindanao.

Os rebeldes utilizaram motosserras para derrubar postes de eletricidade antes do amanhecer, deixando várias cidades na escuridão, e dispararam contra destacamentos do exército, informou a polícia e o exército.

"Alguns combates esporádicos continuavam pela manhã e estabelecemos controles policiais nas estradas enquanto os militares perseguem os rebeldes", explicou Marcelo Pintac, comandante da polícia provincial, à AFP.

Pintac afirmou que, além dos cortes de eletricidade, suspeitavam que os rebeldes poderiam ter colocado bombas ao longo da principal estrada da província de Maguindanao, onde começaram os confrontos.

O governador provincial, Esmael Mangudadatu, disse acreditar que "centenas" de habitantes fugiram de seus lares, enquanto as forças governamentais repeliam os rebeldes com helicópteros de combate.

"Sabotaram as linhas de eletricidade e atacaram 11 cidades. Agora retomamos o controle amplamente, exceto em uma parte da estrada, que permanece fechada", informou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFilipinasMortesTerrorismo

Mais de Mundo

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; menor valor desde 2021