Mundo

AT&T tinha relação "altamente colaborativa" com a NSA

Segundo documentos obtidos pelo New York Times, a empresa de tecnologia era elogiada pela agência norte-americana por ajudar em programas de espionagem


	Snowden: o ex-funcionário da NSA vazou que a agência elogiava a "extrema vontade de ajudar" da AT&T
 (AFP)

Snowden: o ex-funcionário da NSA vazou que a agência elogiava a "extrema vontade de ajudar" da AT&T (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2015 às 20h44.

Nova York -- Documentos da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) revelados pelo jornal New York Times revelam que a empresa de tecnologia AT&T tinha uma relação "altamente colaborativa" com o programa de espionagem norte-americano.

Segundo o jornal, que obteve os documentos por meio do ex-funcionário da NSA Edward Snowden, a agência elogiava a "extrema vontade de ajudar" da AT&T.

A reportagem diz que a cooperação da AT&T envolvia uma ampla gama de atividades e ocorreu entre 2003 e 2013. "A AT&T ajudou muito mais os centros de vigilância da NSA que sua concorrente Verizon", diz a reportagem.

O complexo programa de espionagem da NSA foi denunciado por Snowden em 2013. Segundo os documentos revelados por ele, a agência norte-americana mantinha programas de vigilância de e-mails, telefones, mensagens de voz e qualquer outro meio de comunicação em diversas partes do mundo.

O programa também acompanhou passo a passo líderes mundiais, entre as quais a presidente Dilma Rousseff e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelDilma RousseffEdward SnowdenEmpresasEspionagemJornaisNSAPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresThe New York Times

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'