Da esquerda para a direita, os astronautas Butch Wilmore, Suni Williams, Nick Hague e Don Pettit exibem suas meias com tema da bandeira dos EUA
Redatora
Publicado em 5 de novembro de 2024 às 21h54.
Última atualização em 5 de novembro de 2024 às 21h57.
Astronautas americanos em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS) participaram das eleições dos EUA de 2024, mesmo a cerca de 400 km da Terra. Eles utilizaram um sistema remoto específico desenvolvido pela NASA, em parceria com o governo dos EUA, que permite a astronautas em missões longas exercer seu direito ao voto.
O processo foi implementado em 1997, quando o estado do Texas, onde muitos astronautas residem e onde está localizado o Centro Espacial Johnson, aprovou a Regra 81.35. A lei permite que eleitores em voos espaciais possam votar por meio de cédulas eletrônicas seguras.
Antes de partir para missões, astronautas interessados em votar preenchem uma solicitação, ativando o envio de uma cédula eletrônica criptografada para a estação. No dia da eleição, eles recebem e completam a cédula de maneira confidencial, enviando-a de volta aos órgãos eleitorais.