Mundo

Associação dos atletas critica suspensão geral a russos

Para a Associação Mundial dos Atletas Olímpicos, a medida é injusta com os esportistas que nunca foram flagrados em exames antidoping


	Atletas russos: a associação argumenta que estes atletas "tem seus direitos e suas reputações protegidas e honradas"
 (Sergei Karpukhin/REUTERS)

Atletas russos: a associação argumenta que estes atletas "tem seus direitos e suas reputações protegidas e honradas" (Sergei Karpukhin/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 14h30.

Mônaco - A Associação Mundial dos Atletas Olímpicos criticou publicamente nesta segunda-feira a decisão de impedir a participação de todos os esportistas russos do atletismo em competições internacionais, na esteira do escândalo de doping na Federação Russa de Atletismo.

A entidade russa foi suspensa da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) em razão das investigações que apontaram suposto doping sistemático, e com apoio das autoridades, na entidade.

Diversos esportistas do atletismo russo foram flagrados em testes positivos neste ano.

Com a suspensão da Federação Russa, os atletas ficam impedidos de competir internacionalmente, ameaçando até a participação deles nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo ano.

Para a Associação Mundial dos Atletas Olímpicos, a medida é injusta com os esportistas que nunca foram flagrados em exames antidoping.

A entidade pediu uma "solução urgente" para permitir que os atletas limpos possam competir normalmente nos próximos meses, considerados vitais para a preparação para a Olimpíada.

A associação argumenta que estes atletas "tem seus direitos e suas reputações protegidas e honradas".

A entidade sugere que esportistas de países suspensos, mas com histórico pessoal ilibado, possam ser submetidos a "testes extraordinários" para serem liberados para competir.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaEsportesRússiaDoping

Mais de Mundo

França manda prender mulher por roubo de ouro do Museu de História Natural de Paris

Rússia diz que ainda não há data para encontro entre Putin e Trump

Acordo de US$ 20 bilhões entre Argentina e EUA não freia corrida por dólares antes das eleições

Sarkozy é o primeiro ex-presidente da França preso desde a 2ª Guerra Mundial