Mundo

Associação defende exclusão de envolvidos em doping dos Jogos

A WOA também se disse partidária do banimento para aqueles que organizem esquema de doping

Olimpíada: os atletas também pedem um "aumento radical" dos recursos para lutar contra o doping (Clive Mason/Getty Images)

Olimpíada: os atletas também pedem um "aumento radical" dos recursos para lutar contra o doping (Clive Mason/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 14h06.

Redação Central - A Associação Mundial de Atletas Olímpicos (WOA), que reúne 120 mil participantes e ex-participantes de Jogos Olímpicos, defendeu nesta segunda-feira que os culpados de doping não voltem a participar de outra edição do evento, mesmo que já tenham cumprido a suspensão determinada.

Em comunicado divulgado três dias depois do segundo relatório McLaren, realizado a pedido da Agência Mundial Antidoping (Wada), a WOA também se disse partidária do banimento para aqueles que organizem esquema de doping.

Além disso, a entidade que reúne atletas e ex-atletas olímpicos defendeu que as análises e as punições para quem usar substâncias ilícitas em competições sejam independentes dos órgãos esportivos e governamentais.

Os atletas também pedem um "aumento radical" dos recursos para lutar contra o doping e que os "atletas limpos" que pertencem a países que participam dos sistemas de doping não sejam punidos.

A WOA é presidida pelo ex-decatleta francês Joël Bouzou, que participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos entre 1980 e 1992.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíada 2016OlimpíadasAtletasDoping

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição