Mundo

Assessores de Obama teriam considerado Hillary como vice

Segundo livro, principais assessores consideraram substituir o atual vice-presidente por Hillary Clinton em 2012


	A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton: assessores decidiram que a mudança não ajudaria significativamente
 (Danny Lawson/AFP)

A ex-secretária de Estado americana Hillary Clinton: assessores decidiram que a mudança não ajudaria significativamente (Danny Lawson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2013 às 21h29.

Washington - Os principais assessores do presidente norte-americano, Barack Obama, consideraram substituir o vice-presidente do país, Joe Biden, por Hillary Clinton na campanha de reeleição de Obama em 2012, mas decidiram que a mudança não ajudaria significativamente, afirmou o jornal The New York Times nesta quinta-feira, citando um novo livro sobre a campanha.

A especulação surgiu muitas vezes, mas autoridades sempre negaram que a equipe de Obama estivesse pensando em substituir Biden pela então secretária de Estado, Hillary Clinton.

Segundo citação feito pelo jornal do livro "Double Down", dos jornalistas Mark Halperin e John Heilemann, os principais assessores de Obama secretamente tiveram extensas reuniões e realizaram votações para considerar tal manobra.

Eles finalmente decidiram que escolher Hillary não iria melhorar substancialmente as probabilidades de Obama, segundo o relato.

O chefe de gabinete da Casa Branca na época, William Daley, disse ao jornal: "Fui a favor de considerar um monte de coisas, e essa foi uma delas." "Você tem que se lembrar, naquele momento o presidente estava em péssima forma, então nós ficamos tipo, 'Santo Cristo, o que vamos fazer?'", disse Daley.

Com Biden na chapa, Obama decisivamente derrotou o republicano Mitt Romney na eleição de novembro de 2012.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru