Mundo

Assessor de Segurança de Trump faz primeira visita ao Paquistão

O tenente-general H.R. McMaster afirmou que a nova administração está comprometida com o fortalecimento das relações entre os países

H.R. McMaster: "Esperamos trabalhar com a nova administração americana para promover a paz e a segurança", disse o ministro paquistanense (Kevin Lamarque/Reuters)

H.R. McMaster: "Esperamos trabalhar com a nova administração americana para promover a paz e a segurança", disse o ministro paquistanense (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de abril de 2017 às 11h45.

Islamabad - O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, tenente-general H.R. McMaster, se encontrou nesta segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Nawaz Sharif, para tratar questões de segurança na primeira viagem oficial de um alto funcionário da Administração de Donald Trump ao país.

Sharif disse a McMaster que seu país espera ter uma relação forte e benéfica com os Estados Unidos, conforme o comunicado divulgado pelo escritório do premiê.

"Esperamos trabalhar com a nova administração americana para promover a paz e a segurança na região e fora dela", indicou o governante, segundo o texto.

Além disso, ele expressou "preocupação" com a piora da situação da segurança no Afeganistão e destacou que o Executivo em Islamabad está disposto a trabalhar com a comunidade internacional para solucionar a crise afegã.

Segundo o comunicado, McMaster afirmou que a nova administração está comprometida com o fortalecimento das relações entre ambos os países para atingir a paz e a estabilidade no Afeganistão e no sul da Ásia.

O encontro de McMaster é o primeiro de um importante funcionário do governo Trump e acontece após a visita de ontem ao Afeganistão, onde conversou com o presidente, Ashraf Ghani, sobre as relações bilaterais e a parceria perante o conflito interno vivido no país.

Na reunião, o líder paquistanês também informou a McMaster das "visíveis melhorias" na situação de segurança do país, o que ajudou a impulsionar a economia do "novo Paquistão".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Paquistão

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru