Mundo

Assessor de Bo Xilai é condenado a 9 anos de prisão

Zhang Xiaojun foi condenado por associação com o assassinato de Neil Heywood

O assessor da família de Bo Xilai,  Zhang Xiaojun (CCTV via Reuters TV)

O assessor da família de Bo Xilai, Zhang Xiaojun (CCTV via Reuters TV)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 06h36.

Pequim - A Corte Intermediária do Povo de Hefei condenou Zhang Xiaojun, um assessor da família de Bo Xilai, a nove anos de prisão por associação com o assassinato de Neil Heywood, informaram observadores. O empresário britânico foi morto por Gu Kailai, mulher de Bo. A Embaixada do Reino Unido em Pequim mostrou satisfação com o veredicto do julgamento de Gu Kailai. Ela foi condenada à pena de morte suspensa, penalidade que, na China, geralmente resulta em prisão perpétua. A esposa do ex-membro do Partido Comunista não contestou a condenação.

"Congratulamo-nos com o fato de as autoridades chinesas terem investigado a morte de Neil Heywood e julgado aqueles que identificaram como responsáveis", afirmou a embaixada em um comunicado divulgado nesta Segunda-feira. Diz, ainda a nota: "Nós sempre deixamos claro às autoridades chinesas que queríamos que o julgamento deste caso fosse feito em conformidade com as normas internacionais de direitos humanos e que a pena de morte não fosse aplicada."

"Nossos pensamentos estão com a família do Sr. Heywood neste período angustiante. Funcionários consulares têm assistido o julgamento para cumprir as responsabilidades do Consulado com a família e nosso foco continua a ser o de oferecer a eles todo o apoio possível", finaliza a nota. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaJustiçaPrisões

Mais de Mundo

Le Pen e seu partido vão a julgamento na França sob acusação de desvio fundos da União Europeia

Japão realizará eleições gerais em 27 de outubro

Israel avisa aos EUA que fará 'invasão limitada' do Líbano, diz jornal

Inundações no Nepal deixam pelo menos 200 mortos