Mundo

Assembleia do Afeganistão aprova pacto com EUA

Uma resolução aceitou o pedido do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, por um pacto que regulará a presença das tropas dos EUA após 2014

Os delegados pediram ao presidente para assegurar que os EUA encerrem as incursões noturnas, entre outras reivindicações (US Air Force/Getty Images)

Os delegados pediram ao presidente para assegurar que os EUA encerrem as incursões noturnas, entre outras reivindicações (US Air Force/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2011 às 12h33.

Cabul - A tradicional assembleia nacional do Afeganistão aprovou um pacto de segurança de longo prazo com os Estados Unidos, mas impôs algumas condições, incluindo o fim das impopulares incursões noturnas pelas forças militares à procura de insurgentes.

Uma resolução emitida neste sábado no fim de uma assembleia Loya Jirga aceitou o pedido do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, por um pacto que regulará a presença das tropas dos EUA após 2014, quando a maior parte das forças internacionais deverá deixar o país ou assumir um papel de apoio.

No entanto, mais de dois mil delegados pediram ao presidente para assegurar que os EUA encerrem as incursões noturnas, entreguem todos os detidos em sua custódia e limites de até 10 anos para qualquer acordo. Eles também disseram que o pacto futuro precisa ser aprovado pelo Parlamento. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEstados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricos

Mais de Mundo

Desabamento mata cinco trabalhadores em mina de ouro na Bolívia

Kiev descobre suposto esquema de corrupção relacionado a compras militares

Bombardeio do Exército de Mianmar contra mina de rubis deixa 13 mortos

Como Bukele conseguiu acumular tanto poder em El Salvador e tão rápido?