Mundo

Assassinato de Gandhi será levado aos cinemas da Índia

O filme vai detalhar a trama do complô para assassinar a um dos grandes ícones do século XX


	Mahatma Gandhi: a vida e o assassinato do líder independentista já foram levados inúmeras vezes ao cinema
 (Getty Images)

Mahatma Gandhi: a vida e o assassinato do líder independentista já foram levados inúmeras vezes ao cinema (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2013 às 10h30.

Nova Délhi - A história de como o nacionalista Nathuram Godse assassinou o líder indiano Mahatma Gandhi com três tiros à queima-roupa em Nova Délhi, no dia 30 de janeiro de 1948, será levada aos cinemas da Índia em breve, informou nesta quinta-feira a produtora Cinetek Films.

A trama do complô para assassinar a um dos grandes ícones do século XX estará baseada no livro "The Men Who Killed Gandhi" (Os Homens que Mataram Gandhi), do escritor indiano Manohar Malgonkar, apontaram fontes da produtora citadas pela agência "PTI".

A produtora, que adquiriu os direitos autorais da obra, escolheu o cineasta Siddharth Sengupta, o mesmo de "Oye Lucky! Lucky Oye!" e "Agneepath", entre outros, para assumir a direção do filme.

De acordo com as fontes, as filmagens serão iniciadas no próximo dia 15 de agosto, dia da independência da Índia, enquanto o filme estreará em janeiro de 2014, coincidindo com o 66º aniversário da morte de Gandhi.

Além de abordar o assassinato de Gandhi, o longa também narrará o julgamento de Godse, que foi condenado à morte e morreu na forca no dia 15 de novembro de 1949.

A vida e o assassinato do líder independentista já foram levados inúmeras vezes ao cinema, embora este novo filme tenha a particularidade de focar e esmiuçar o complô que resultou na morte de Gandhi.

Neste aspecto, o filme "Gandhi" (1982), dirigido por Richard Attenborough e com Ben Kingsley no elenco, talvez seja o longa sobre esta temática que mais tenha alcançado reconhecimento, já que ganhou oito prêmios Oscar, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.

De certa forma, a memória que temos de Gandhi atualmente se deve muito a esse filme de Attenborough, que realizou um retrato amável do líder espiritual e evitou as controvérsias que o rodeavam. 

Acompanhe tudo sobre:ArteÁsiaCinemaEntretenimentoFilmesÍndia

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA