Mundo

Assange diz que teve contato "indireto" com Edward Snowden

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, disse que teve contato "indireto" com Edward Snowden, responsável pelo vazamento sobre a espionagem governamental dos EUA


	"Nós tivemos comunicação indireta com seu pessoal", disse Assange sobre Edward Snowden, sem revelar a identidade das pessoas 
 (Rosie Hallam/Getty Images)

"Nós tivemos comunicação indireta com seu pessoal", disse Assange sobre Edward Snowden, sem revelar a identidade das pessoas  (Rosie Hallam/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 23h01.

Sydney - O fundador do Wikileaks, Julian Assange, disse que teve contato "indireto" com Edward Snowden, responsável pelo vazamento da vigilância das comunicações telefônicas e digitais de milhões de usuários realizada pelo governo dos Estados Unidos.

"Nós tivemos comunicação indireta com seu pessoal", disse Assange, sem detalhar a identidade dessas pessoas, em entrevista exclusiva ao programa jornalístico Lateline do canal australiano "ABC".

Assange, que está refugiado na Embaixada do Equador em Londres para evitar sua extradição à Suécia e enfrentar acusações por supostos delitos sexuais, declarou que não considera "apropriado dar mais detalhes" sobre seus vínculos com Snowden, segundo a emissora.

O fundador do Wikileaks, que teme ser julgado nos EUA por ter divulgado milhares de documentos confidenciais desse país, também exigiu que o governo australiano revele se está vinculado ou não a estes programas de vigilância secreta das comunicações de milhões de usuários, como fez recentemente o Reino Unido.

O hacker australiano considerou que muitos de seus compatriotas podem ter sido alvo deste tipo de espionagem ao enfatizar que é "inaceitável" fazer isso sem uma ordem judicial.

"Há pontos de coleta na Austrália? As empresas australianas participaram disto e sua informação foi transmitida aos EUA? Quantos australianos foram interceptados?", foram algumas das perguntas que Assange fez ao salientar que o governo de Canberra deve esclarecer estas dúvidas.

A revelação dos programas de vigilância secreta das telecomunicações de milhões de usuários efetuada pela Agência Nacional de Inteligência (NSA), lembra a do Wikileaks, o maior vazamento até o momento de documentos secretos americanos.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemNSA

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino