Mundo

Assange aconselha Snowden a buscar asilo na América Latina

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, aconselhou Edward Snowden, responsável pelo vazamento da espionagem governamental nos EUA, a buscar asilo na América Latina


	"Nos últimos 10 anos, a América Latina está avançado em relação ao respeito dos direitos humanos e tem uma longa tradição de asilo", declarou Assange
 (Miguel Medina/AFP)

"Nos últimos 10 anos, a América Latina está avançado em relação ao respeito dos direitos humanos e tem uma longa tradição de asilo", declarou Assange (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 23h43.

Washington - O fundador do Wikileaks, Julian Assange, aconselhou Edward Snowden, responsável pelo vazamento da vigilância das comunicações telefônicas e digitais de milhões de usuários realizada pelo governo dos Estados Unidos, a buscar asilo na América Latina.

Em entrevista à "CNN" nesta segunda-feira, Assange, que está refugiado na embaixada do Equador em Londres para evitar sua extradição à Suécia, recomendou "encarecidamente" a Snowden que "vá para a América Latina".

"Nos últimos 10 anos, a América Latina está avançado em relação ao respeito dos direitos humanos e tem uma longa tradição de asilo", declarou Assange.

Snowden se responsabilizou ontem de ter vazado aos jornais "The Guardian" e "The Washington Post" os detalhes da espionagem realizada pela Agência de Segurança Nacional (NSA), com as quais obtém milhões de registros de ligações telefônicas nos EUA diariamente e acessa informação armazenada nos servidores das principais empresas de internet.

O ex-técnico da CIA e contratista externo da NSA durante quatro anos disse ontem ao "The Guardian" que procura asilo em um país que "respeite a liberdade de expressão".

Por sua parte, o "Washington Post" indicou hoje que Snowden cogita a possibilidade de refugiar-se na Islândia.

O diretor nacional de Inteligência de EUA, James Clapper, pediu que o Departamento de Justiça inicie uma investigação, enquanto vários legisladores americanos já iniciaram uma campanha para solicitar o pedido de extradição de Snowden, que até ontem se encontrava em um hotel de Hong Kong.

Assange, que teme que sua extradição a Suécia seja uma desculpa para ser repatriado aos EUA para ser processado pelos vazamentos do Wikileaks, declarou que Snowden é um "jovem heroico" por revelar estes programas de espionagem cuja "supervisão e políticas são secretas".

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemNSA

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino