Apoiadores de Trump invadem o Capitólio: ao menos quatro mortos após violência na capital americana (Leah Millis/Reuters)
Gilson Garrett Jr
Publicado em 6 de janeiro de 2021 às 17h42.
Última atualização em 7 de janeiro de 2021 às 07h52.
Manifestantes favoráveis ao presidente Donald Trump invadiram o prédio do Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6, durante a contagem oficial de votos do colégio eleitoral que deu vitória ao democrata Joe Biden.
Os que estavam em frente ao Capitólio romperam as barricadas de segurança e interromperam de forma abrupta e inesperada os debates que ocorriam tanto no Senado quanto na Câmara.
Um verdadeiro cenário de guerra se instalou a partir daí, com tiros sendo disparados, manifestantes invadiram o plenário das duas casas e a polícia tentou dispersar o protesto.
Washington decidiu decretar toque de recolher e os deputados, senadores e funcionários do Congresso que estavam dentro do prédio não conseguiram sair por causa da violência que tomou conta do local.
A sessão de ratificação da vitória de Joe Biden na eleição presidencial, que acontecia no momento, foi paralisada; com os trabalhos retomados nesta madrugada, Biden foi então confirmado como o 46º presidente americano. A posse acontece em 20 de janeiro.
Veja as imagens: