Mundo

Os números malucos das armas nos Estados Unidos

A massificação da posse de armas e os massacres de inocentes cometidos por pessoas ensandecidas ajuda a entender porque Barack Obama tenta aumentar o controle do Estado nessa área


	Consumidor compra arma em loja dos Estados Unidos: Obama aumentou controle sobre armamento no país
 (Scott Olson/Getty Images)

Consumidor compra arma em loja dos Estados Unidos: Obama aumentou controle sobre armamento no país (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 18h30.

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou hoje uma série de medidas que endurecem a política de controle de armas no país. As regras chegam um mês depois do massacre na escola Sandy Hook, que deixou 20 crianças mortas, e gerou pedidos por novas leis.

O caso se somou a vários outros, quase tão chocantes e violentos. Histórias como o massacre em Columbine e do atirador num cinema do Colorado criaram o clima para as tentativas de coibir a posse de armas, até agora sob uma legislação branda.

Com a relativa facilidade de comprar e manter armas de fogo, elas se espalharam pelos Estados Unidos, com números impressionantes. Acompanhe:

310 milhões

É a quantidade de armas não-militares que circulam pelos Estados Unidos, segundo pesquisa feita para o Congressional Research Service (CRS), órgão encarregado de estudos para o Congresso americano. Desse total, 114 milhões são revólveres, 110 milhões rifles e 86 milhões espingardas. O dado da pesquisa divulgada no final de 2012 é de 2009.

5.400

É o número de empresas licenciadas para fabricar armas nos Estados Unidos, segundo estatísticas de 2011.

43%

É o número de pessoas morando nos Estados Unidos que declararam ter uma arma em casa para o instituto de pesquisas Gallup. Na mesma pesquisa, o instituto trouxe outro dado: 69% dos entrevistados afirmaram já ter disparado uma arma.

38%

É o número de americanos que se disseram insatisfeitos com as políticas dos Estados Unidos contra armas. A pesquisa também é do instituto Gallup e foi divulgada nesta semana (antes das novas regras serem anunciadas). O número é o maior desde 2001 e bem superior aos 25% identificados um ano antes.

62

É o número de massacres com armas que aconteceram nos Estados Unidos desde 1982, segundo uma pesquisa da publicação ultra liberal Mother Jones. Nesse período, 30 estados norte-americanos sofreram com ocorrências do tipo. O número de tiroteios tem acelerado. De acordo com Mother Jones, 25 desses massacres aconteceram de 2006 para cá.

75 dólares

É o preço médio de um revólver de baixo calibre no varejo dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:ArmasEstados Unidos (EUA)Países ricosViolência urbana

Mais de Mundo

Propostas econômicas de Trump preocupam assessores, diz Bloomberg

Biden condena eleições na Venezuela e elogia eleitores por buscar mudança

Milei diz que ONU é 'leviatã' e que Argentina vai abandonar neutralidade histórica

Cápsula de "assistência ao suicídio" causa polêmica na Suíça