São Paulo – A relação das pessoas mais poderosas do mundo, produzida anualmente pela Forbes, foi divulgada nesta quarta-feira. E a edição 2015 trouxe o presidente da RússiaVladimir Putin no topo pela terceira vez consecutiva. De acordo com a publicação, a lista é compilada a partir do desempenho de centenas personalidades globais, que incluem desde empresários até líderes religiosos e políticos, em quatro perguntas: essa personalidade tem poder sobre muitas pessoas? Quais recursos financeiros tem sob seu controle? Ela é poderosa em outras esferas que não apenas na que atua primordialmente? Ela usa o seu poder de maneira expressiva? No que diz respeito ao ranking atual, apenas 74 nomes foram aprovados depois da investigação desses fatores. EXAME.com compilou aqueles que ocupam as dez primeiras posições da lista. Veja a seguir quem são eles.
A chanceler da Alemanha,Angela Merkelé ainda considerada a mulher mais poderosa do planeta. A Forbes lembra que no ano passado ela foi reeleita para um terceiro mandato na maior economia da Europa e elogia a sua estratégia para lidar com os entraves da crise. Além disso, tenta firmemente reviver a cambaleante Grécia.
De acordo com a Forbes, não há dúvidas do poderio dos EUA em assuntos culturais, políticos, econômicos e militares. Contudo, diz a publicação, é visível que Obama vem perdendo a sua influência em um momento no qual entra no ano final do seu mandato.
O sumo pontífice da Igreja Católica lidera mais de 1 bilhão de fieis. Para a revista, um destaque no legado do papa é a sua visita aos Estados Unidos na qual falou ao Congresso do país e também ao mundo via discurso na ONU sobre temas delicados como mudanças climáticas e a crise dos refugiados na Europa.
O presidente da Chinaaparece em quinto lugar na lista das personalidades mais poderosas do mundo da Forbes. Na visão da revista, Xi se tornou um dos líderes chineses mais importantes desde Mao tse-Tung.
O co-fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates aparece em sexto na lista dos mais poderosos. O destaque em seu legado? Bom, segundo lembra a Forbes, é graças a ele e seu amigo Paul Allen que 84% dos americanos têm hoje computadores em casa.
A presidente do Federal Reserve Bank (FED, o banco central americano), Janet Yellen é também a segunda mulher mais poderosa do planeta. Segundo a Forbes, ela fez história no ano passado ao se tornar a primeira mulher a chefiar a instituição.
O primeiro-ministro David Cameron é a oitava personalidade mais poderosa do mundo, segundo a Forbes. Após a sua reeleição em maio, Cameron passou a liderar o único governo de maioria conservadora do Reino Unido em 23 anos.
O primeiro-ministro da ÍndiaNarendra Modi conseguiu entrar no radar da política internacional ao se encontrar com líderes de peso como Barack Obama e Xi Jinping. Lembrando que ele é o chefe de um país que hoje conta com 1,2 bilhão de pessoas.
Um dos fundadores do Google e agora CEO da Alphabet, Page aparece na décima posição entre os mais poderosos. Ele deixou a posição de chefe do Google para Sundar Pichai em meados de 2015. O anúncio veio num bom momento para a empresa que havia observado suas ações subirem com os bons resultados das buscas móveis e também do YouTube.
11. Agora veja quais são as mulheres mais poderosaszoom_out_map
Político acredita que é um erro isolar a China nas discussões sobre conflitos; para ele, país asiático pode ajudar a encontrar um modo de coexistência pacífica