-
1. A falta que uma vassoura faz
zoom_out_map
1/11 (Getty Images)
São Paulo – Em 2009, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi alvo de críticas ao chamar os cariocas de porquinhos. Não há dúvidas de que ele exagerou no tom, mas ninguém negou, na época, que a cidade dona da fama de “Maravilhosa” não estava lá sendo bem cuidada. Era comum ver o lixo indo parar nas ruas ao invés de ser jogado na lixeira. Outros destinos turísticos populares no mundo escorregam na mesma “casca de banana” e caem direto em um ranking em que ninguém que ser o primeiro lugar. É o caso de Miami, Las Vegas e Nova York, que estão na
lista de cidades mais sujas dos Estados Unidos, realizada anualmente pela revista
Travel and Leisure, por voto popular. Na edição de 2011, a Big Apple conseguiu sair da 1º posição, passando o pódio para Nova Orleans. Confira a seguir quais são as 10 cidades que precisam de uma boa vassourada, segundo opinião dos próprios americanos e visitantes, que levaram em conta não só a presença de lixo nas ruas, mas a qualidade do ar e até o gosto da água da torneira.
-
2. Nova Orleans
zoom_out_map
2/11 (Getty Images)
No ranking dos sujinhos, ocupar o pódio número um não é lá algo a se comemorar. Mas alguém tem que levar a fama. Aqui, quem leva o infeliz primeiro lugar é Nova Orleans, do estado americano de Luisiana. A liderança na lista se justifica em grande medida pelo festival de Mardi Gras, que reúne mais de 4 milhões de pessoas de todo o mundo.
A celebração do carnaval em Nova Orleans começa em janeiro e dura pelo menos uma semana a base de muitos desfiles de fantasia e serpentina. A festança gera fácil duas mil toneladas de lixo, que dá trabalho e demora a ser recolhido. Soma-se a isso o fato de que os efeitos do furacão Katrina ainda podem ser vistos em alguns lugares, o que aumenta se sensação de bagunça.
-
3. Filadélfia
zoom_out_map
3/11 (Creative Commons/ Milleyil)
O título de 2º lugar mais sujo dos Estados Unidos vai para a Filadélfia, a maior cidade do estado da Pensilvania. Mas aqui a sujeira significa toxidade. Um dos palcos da Guerra Civil Americana, o lugar sofre ainda consequências funestas do episódio ocorrido entre 1861 e 1865.
Os bombardeios e a destruição de estruturas industriais (ainda que arcaicas) provocaram a emissão de metais pesados e outras substâncias que contaminaram o solo, a água e o ar. Hoje, a cidade possui mais de 50 áreas contaminadas.
-
4. Los Angeles
zoom_out_map
4/11 (Divulgação)
Para uma cidade tão populosa e urbanizada como Los Angeles, a poluição atmosférica é quase um karma. Tanto que a má qualidade do ar da capital lhe rendeu a terceira posição no ranking da Travel and Leisure. Os efeitos da poluição podem ser sentidos na saúde. Um estudo (Ambient Air Pollution and the Progression of Atherosclerosis in Adults ) mostrou que o espessamento da parede arterial de pessoas que vivem num raio de 100 metros de uma rodovia de Los Angeles engrossou duas vezes mais rápido do que de moradores mais distantes.
-
5. Memphis
zoom_out_map
5/11 (Getty Images)
Considerada uma das cidades mais importantes para a música americana, onde Elvis Presley morou entre 1948 e 1977, Menphis, maior cidade do estado norte-americano do Tennessee, é criticada pela falta de limpeza dos seus principais atrativos turísticos: os clubes de jazz e churrasco.
Noutras palavras, algumas instalações são visivelmente “sujinhas”. Falta de segurança e meio ambiente mal conservado foram outras críticas feitas. Em compensação, a cidade se saiu muito bem no ranking de melhores lugares para curtir shows e músicas em geral.
-
6. Nova York
zoom_out_map
6/11 (Creative Commons/ [Ju])
Eleita a cidade americana mais suja no ano passado, Nova York conseguiu deixar o primeiro lugar e passar à quinta posição no ranking. Deixando de lado as maravilhas da cidade, as críticas populares vão para o lixo. O lixo que muitas vezes transborda nas caçambas e o que se acumula no meio fio das ruas, que nem as máquinas de limpeza são capazes de tirar dali. E, claro, o mal cheiro de alguns metrôs, que dá pra sentir de fora. Além disso, a cidade recicla apenas 18% de seus resíduos municipais, índice baixo em comparação com outras cidades americanas.
-
7. Baltimore
zoom_out_map
7/11 (Getty Images)
Quem ocupa a sexta colocação no ranking das cidades mais sujas é a portuária Baltimore, no estado americano de Maryland. Segundo os leitores da Travel and Leisure, a cidade peca por hotéis poucos arrumados e praças e parques pouco preservados.
-
8. Las Vegas
zoom_out_map
8/11 (Creative Commons/ Lightsurgery)
Cidade destino de milhões de pessoas do mundo que buscam diversão e jogatinas, Las Vegas, também apelidada de Cidade do Pecado por causa de suas infinitas tentações, vive um paradoxo. Se de um lado possui hotéis luxuosos, restaurantes e lojas de renome, por outro, sofre com a desordem provocada pela diversão sem fim.
-
9. Miami
zoom_out_map
9/11 (Creative Commons/ Paparutzi)
Segundo visitantes e moradores, Miami é a oitava cidade mais suja dos Estados Unidos. Mas como a avaliação é mais baseada na percepção do que em estudos científicos, a rota turística de muitos brasileiros que fazem o eixo Miami-Orlando surpreende pela boa qualidade do ar, alcançada com políticas severas de gestão do meio ambiente. O que talvez aumente a má impressão é a sensação de insegurança, também relatada por aqueles que votaram.
-
10. Atlanta
zoom_out_map
10/11 (Creative Commons/ Mattlemmon)
Na nona posição do ranking das cidades americanas mais sujas, aparece Atlanta, capital do estado da Geórgia. Aqui, os moradores se queixam das ruas cheias de lixo e detritos do dia movimentado. A explicação do governo é o orçamento apertado, que provocou cortes de pessoal da área de saneamento – noutras palavras, falta gente pra limpar as ruas.
-
11. Houston
zoom_out_map
11/11 (Creative Commons/ Biji Kurian)
Cidade petroleira, Houston, no Texas ocupa o décimo lugar na lista de mais sujas. As críticas que a colocam nessa posição dizem respeito à falta de áreas verdes preservadas e bem cuidadas. A qualidade do ar também deixa a desejar.