Mundo

Artistas também se mobilizam contra novo Código Florestal

Campanha #florestafazadiferença reúne personalidades artísticas em uma série de vídeos que abordam as mudanças no Código Florestal

Lenine (Divulgação)

Lenine (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 17h20.

São Paulo – Recentemente, dezenove atriz e atores da Rede Globo gravaram um vídeo de cinco minutos com críticas sobre a construção da usina de Belo Monte no Rio Xingu, no Pará. Assistida mais de três milhões na internet, a gravação gerou polêmica e incomodou estudantes da Universidade de Campinas, que fizeram por conta própria um outro vídeo com dados e informações hidrológicas e geográficas sobre a usina e suas reais implicações.

No entanto, não é só Belo Monte que tem mobilizado a classe artística. O novo Código Florestal, em votação nesta terça no Senado, também tem levantado discussões acaloradas. Desde outubro, a campanha #florestafazadiferença lançou uma série de videodepoimentos com personalidades acadêmicas e do meio artístico.

Por trás da mobilização do grupo, formado por 25 pessoas, está o cineasta Fernando Meirelles. Nas gravações, feitas em webcams, câmaras pessoais e celulares, a mensagem dominante é na verdade um pedido: de que os senadores não permitam mudanças prejudiciais para a atual legislação florestal.

Criada pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, a campanha #florestafazadiferença realizou ontem à noite no Rio de Janeiro um último ato contra a votação das mudanças propostas para o Código.

Confira alguns depoimentos:

yt thumbnail
yt thumbnail
yt thumbnail
yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEnergia elétricaMeio ambienteLegislaçãoBelo MonteUsinasCódigo florestal

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição