Irlanda lança programa de renda mínima para artistas (Getty Images/Getty Images)
Carla Aranha
Publicado em 19 de abril de 2022 às 16h16.
Última atualização em 20 de abril de 2022 às 12h15.
A Irlanda acaba de lançar um programa de renda mínima voltado a artistas. Na primeira fase da iniciativa, cerca de 2.000 artistas serão beneficiados com uma bolsa de 1.420 dólares por mês. "É um reconhecimento a nível governamental da importância dos artistas na sociedade irlandesa", disse o governo da Irlanda em um comunicado. "Além disso, precifica o tempo gasto na prática criativa para produzir arte".
O programa será testado por três anos -- na primeira etapa, que teve início no dia 12, os artistas serão escolhidos aleatoriamente. São esperadas milhares de inscrições. Poderão participar de escritores a músicos e artistas plásticos.
LEIA TAMBÉM:
A iniciativa recebeu elogios do Fórum Econômico Mundial. "Na Irlanda, os artistas, que se esforçam tanto, não precisarão mais fazer tanto esforço", disse o órgão em suas mídias sociais.
"Uma grande quantidade de tempo é empregada no trabalho criativo que a sociedade usufrui", afirmou Catherine Martin, ministra de Turismo, Cultura e Artes da Irlanda. "E o tempo gasto em atividades artísticas é o que coloca a Irlanda no mapa da arte e da cultura".
Desde o início da pandemia, que impactou fortemente a fonte de renda da comunidade artística, algumas cidades lançaram programas semelhantes. É o caso de São Francisco, nos Estados Unidos, que em março do ano passado selecionou 180 artistas para receber 1.000 dólares por mês durante um ano e meio.
O PIB da Irlanda deve crescer 7,6% este ano depois de uma expansão de 15,5% em 2021. Os gastos dos consumidores devem aumentar 7,3%, de acordo com projeções do Banco Central irlandês. A previsão é que a população economicamente ativa poupe 15% de sua renda.