Mundo

Arthur se afasta da costa leste dos EUA

O centro do furacão Arthur já se movimenta mar adentro e se afasta do litoral dos Estados Unidos após sua passagem pela Carolina do Norte


	Tempestade Arthur: centro do furacão se movimenta mar adentro no litoral atlântico
 (AFP)

Tempestade Arthur: centro do furacão se movimenta mar adentro no litoral atlântico (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 12h37.

Miami - O centro do furacão "Arthur" já se movimenta mar adentro e se afasta do litoral dos Estados Unidos após sua passagem pela Carolina do Norte, informou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Em seu boletim das 8h (horário de Brasília) o furacão mantinha a categoria 2 com ventos de 155 km/h, e estava a cerca de 100 quilômetros do leste-nordeste de Kitty Hawk na Carolina do Norte, e a cerca de 150 quilômetros de Norfolk, na Virgínia.

O centro do furacão se movimenta mar adentro no litoral atlântico e passará para o sudeste da Nova Inglaterra esta noite, para se situar ao oeste de Nova Escócia no sábado cedo, quando se espera um enfraquecimento que o transforme em ciclone pós-tropical.

No entanto, foram mantidos os avisos de furacão para Ocracoke, na Carolina do Norte, e na fronteira com a Virgínia, e avisos de tempestade tropical para a baía de Chesapeake, Western, Nantucket e Cabo Cod desde Provincetown até Woods Hole.

Também foram emitidos avisos de tempestade tropical para New Brunswick, desde a fronteira dos EUA com o Canadá, além de Nova Escócia e Prince Edward Island.

O furacão, primeiro da temporada no Atlântico, se movimenta em direção nordeste a uma velocidade de 37 quilômetros por hora, segundo o comunicado do centro meteorológico, com sede em Miami.

Embora se preveja que o "Arthur" comece a perder força ao longo desta sexta-feira, as autoridades mantêm o aviso de furacão ou tempestade tropical com fortes ventos e chuvas para a costa nordeste dos EUA até a fronteira com o Canadá.

O centro da tempestade está na latitude 36,5 norte e longitude 74,7 oeste, e nas próximas horas vai continuar aumentando sua velocidade de translação em direção ao mar adentro.

O NHC informou também que espera que as chuvas comecem a diminuir nesta sexta-feira sobre o leste da Carolina do Norte, mas estão previstas fortes tempestades na zona de Rhode Island, no leste de Massachusetts e na costa de Main.

Para esta temporada a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA prevê a formação de 8 a 13 tempestades tropicais, das quais entre três e seis chegariam a furacões e um ou dois deles seriam de categoria maior.

Acompanhe tudo sobre:ClimaEstados Unidos (EUA)FuracõesPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia