Mundo

Arroz de Fukushima passa no teste de radiação pela 1ª vez

Cerca de 360 mil toneladas de arroz foi analisada e nenhuma parcela estava com radiação acima de 100 becquerel por quilograma, o limite fixado pelo governo


	Vista aérea de Fukushima: cerca de 360 mil toneladas de arroz foi analisada e nenhuma parcela estava com radiação acima de 100 becquerel por quilograma, o limite fixado pelo governo
 (Kyodo/Reuters)

Vista aérea de Fukushima: cerca de 360 mil toneladas de arroz foi analisada e nenhuma parcela estava com radiação acima de 100 becquerel por quilograma, o limite fixado pelo governo (Kyodo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 10h12.

Tóquio - O arroz de Fukushima foi aprovado nas avaliações de radiação do Japão pela primeira vez desde o desastre nuclear de 2011, que provocou alarme internacional sobre produtos da região, disse um funcionário da prefeitura local.

O funcionário municipal Tsuneaki Oonami disse que cerca de 360 mil toneladas de arroz, quase toda a colheita do ano passado, foi analisada e nenhuma parcela estava com radiação acima de 100 becquerel por quilograma, o limite fixado pelo governo.

"O fato de que a quantidade de arroz que não passa nas nossas verificações tenha caído nos últimos três anos indica que estamos tomando as medidas corretas", disse Oonami, que dirige o departamento encarregado da supervisão do cultivo de arroz em Fukushima.

Quantidades minúsculas de arroz produzido em 2012 e 2013 não conseguiram passar nas checagens de radiação e tiveram de ser destruídas.

Agricultores e pescadores de Fukushima foram os mais prejudicados pelo terremoto e tsunami que em 2011 levou ao colapso uma usina nuclear da Tokyo Electric Power e forçou o Japão a suspender algumas exportações agrícolas e pesqueiras.

Depois disso o Japão levantou as restrições de exportação, apesar de repetidos vazamentos de água contaminada na usina Fukushima Daiichi terem levado a Coreia do Sul a proibir a importação de oito regiões, incluindo o município de Fukushima em 2013.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaÁsiaFukushimaJapãoPaíses ricosTrigo

Mais de Mundo

Vietnã e EUA iniciam negociações de acordo comercial para contornar alta tarifa de Trump sobre país

Trump assina ordem executiva para aumentar pressão da água nos chuveiros

União Europeia pausa tarifas retaliatórias contra EUA por 90 dias, anuncia Von der Leyen

China e União Europeia vão discutir colaboração em carros elétricos