Fachada do hotel Vdara, em Las Vegas: prédio também é completamente revestido por vidros espelhados e tem a fama de projetar um "raio da morte" (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 4 de setembro de 2013 às 16h04.
São Paulo - O arquiteto uruguaio Rafael Viñoly possui uma lista de grandes obras projetadas, como o Fórum Internacional de Tóquio, o Tribunal do Bronx e o Estádio da Universidade de Princeton.
No entanto, um dos últimos trabalhos do profissional rendeu polêmicas: ele desenhou um arranha-céu localizado em Londres cujo reflexo dos vidros é acusado de derreter partes dos carros estacionados próximos ao edifício.
Curiosamente, esse problema não é inédito para Viñoly. Projetado pelo uruguaio e lançado em 2009 em Las Vegas, o hotel Vdara também é completamente revestido por vidros espelhados e tem a fama de projetar um "raio da morte", que incide sobre o deque da piscina e produz áreas de calor intenso.
Localizada no deserto de Mojave, a cidade de Las Vegas tem clima semiárido e registra temperaturas superiores a 40ºC no verão, o que amplifica o alcance do "raio da morte" do hotel.
Em 2010, o periódico Las Vegas Review Journal publicou uma notícia contando o relato de hóspedes do Vdara que presenciaram copos de plástico e sacolas de compras derretidas por conta do reflexo provocado pelos vidros da construção.
Em Londres, o prédio batizado de Walkie-Talkie, devido ao seu formato curvo, ainda está em construção, mas será alvo de investigação pelas autoridades locais.