Mundo

Arquiteto de prédio que derrete carros já cometeu mesmo erro

Em Londres, o prédio batizado de Walkie-Talkie, devido ao seu formato curvo, ainda está em construção, mas será alvo de investigação pelas autoridades locais

Fachada do hotel Vdara, em Las Vegas: prédio também é completamente revestido por vidros espelhados e tem a fama de projetar um "raio da morte" (Wikimedia Commons)

Fachada do hotel Vdara, em Las Vegas: prédio também é completamente revestido por vidros espelhados e tem a fama de projetar um "raio da morte" (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 16h04.

São Paulo - O arquiteto uruguaio Rafael Viñoly possui uma lista de grandes obras projetadas, como o Fórum Internacional de Tóquio, o Tribunal do Bronx e o Estádio da Universidade de Princeton.

No entanto, um dos últimos trabalhos do profissional rendeu polêmicas: ele desenhou um arranha-céu localizado em Londres cujo reflexo dos vidros é acusado de derreter partes dos carros estacionados próximos ao edifício.

Curiosamente, esse problema não é inédito para Viñoly. Projetado pelo uruguaio e lançado em 2009 em Las Vegas, o hotel Vdara também é completamente revestido por vidros espelhados e tem a fama de projetar um "raio da morte", que incide sobre o deque da piscina e produz áreas de calor intenso.

Localizada no deserto de Mojave, a cidade de Las Vegas tem clima semiárido e registra temperaturas superiores a 40ºC no verão, o que amplifica o alcance do "raio da morte" do hotel.

Em 2010, o periódico Las Vegas Review Journal publicou uma notícia contando o relato de hóspedes do Vdara que presenciaram copos de plástico e sacolas de compras derretidas por conta do reflexo provocado pelos vidros da construção.

Em Londres, o prédio batizado de Walkie-Talkie, devido ao seu formato curvo, ainda está em construção, mas será alvo de investigação pelas autoridades locais.

Acompanhe tudo sobre:Arquiteturagestao-de-negociosMeio ambientePrédios comerciais

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia