Mundo

Argentina pede que Brasil retome importação de maçãs e peras

Segundo o governo brasileiro, a medida visa a proteger os produtores de um eventual retorno da praga erradicada em 2014


	Argentina diz que inspeções realizadas por técnicos do Brasil têm dado resultados favoráveis e que o país levou em conta e implementou soluções para todas as observações específicas feitas pelos auditores
 (Jose R. Aguirre/Getty Images)

Argentina diz que inspeções realizadas por técnicos do Brasil têm dado resultados favoráveis e que o país levou em conta e implementou soluções para todas as observações específicas feitas pelos auditores (Jose R. Aguirre/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2015 às 16h16.

Buenos Aires - A Argentina pediu nesta quinta-feira ao governo brasileiro que levante a suspensão das importação de maçãs e peras instituída esta semana após as autoridades brasileiras detectarem a presença de uma praga conhecida como traça da maçã em carregamentos da Argentina.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura argentino disse que a situação atual da praga "Cydia pomonella" é exatamente a mesma que em anos anteriores e que, portanto, as autoridades argentinas não concordam com a decisão do Ministério da Agricultura brasileiro.

O Brasil suspendeu a importação das frutas na terça-feira, dizendo que a medida visa a proteger os produtores de um eventual retorno da praga erradicada em 2014.

"O atual comércio de maçãs, peras e marmelos da Argentina para o Brasil é coberto em um acordo bilateral fitossanitário, por meio de um programa que oferece garantias suficientes em matéria de proteção fitossanitária ao país vizinho", disse o ministério argentino.

O Brasil já havia ameaçado um bloqueio às importações de maçã argentina, caso o governo argentino não permitisse que técnicos brasileiros inspecionem áreas no país vizinho suspeitas de ter uma praga que ataca as macieiras, segundo fontes do governo brasileiro.

De acordo com a Argentina, auditorias realizadas por inspetores do Brasil neste programa têm dado resultados favoráveis, e o país levou em conta imediatamente e implementou soluções para todas as observações específicas feitas pelos auditores.

"A Argentina confirmou para 8 de abril a visita de inspeção dos auditores brasileiros em unidades de embalagem e pomares, sob o Sistema de Mitigação de Riscos de praga acordado por ambos os países", disse o Ministério da Agricultura.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), durante o ano de 2014 a Argentina exportou mais de 137 mil toneladas de peras e mais de 49 mil toneladas de maçãs certificadas para o Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaComércio exteriorFrutasGovernoImportaçõesSaúde e boa forma

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos