Mundo

Argentina limita compra de dólares para estrangeiros, a pedido de BC do país

Para agentes de valores mobiliários estrangeiros, será exigido informar suas operações quando o valor exceder 100 milhões de pesos

Veja valor máximo (LUIS ROBAYO/Getty Images)

Veja valor máximo (LUIS ROBAYO/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 11 de outubro de 2023 às 15h53.

Última atualização em 11 de outubro de 2023 às 16h26.

A Comissão de Valores Mobiliários da Argentina limitou nesta quarta-feira, 11, a compra de dólares para estrangeiros, atendendo a um pedido protocolado pelo BC do país em 5 de outubro.

Em nota, o órgão regulador define uma série de regras para agentes estrangeiros de negociação, liquidação e compensação, sob o objetivo de limitar a volatilidade e movimentos especulativos do mercado cambial.

Como vai funcionar?

De acordo com a nova resolução, investidores estrangeiros que não são agentes de valores mobiliários deverão operar somente até 100 milhões de pesos por dia, movimentando-os por conta própria e informando a comissão com no mínimo cinco dias de antecedência da operação.

Para agentes de valores mobiliários estrangeiros, será exigido informar suas operações quando o valor exceder 100 milhões de pesos.

Os investidores locais também devem informar o valor e para quem estão operando, caso realizem movimentações para estrangeiros, com valores limitados a 100 milhões de pesos por terceiro.

Caso o investidor local opere por conta própria, é preciso informar a comissão quando operar acima de 200 milhões de pesos.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaDólar

Mais de Mundo

Trump diz ter iniciado negociações "diretas" com o Irã

Juiz nomeado por Milei por decreto para Suprema Corte da Argentina renuncia ao cargo

Governo Trump encerra contratos de ajuda humanitária no Oriente Médio para 'conveniência dos EUA'

México não descarta aplicar tarifas recíprocas aos EUA